Concurso UnDF 2022: Iades é confirmado como organizador

Universidade do Distrito Federal foi criada recentemente e, portanto, precisa preencher vagas para servidores.

A Banca examinadora do concurso para a Universidade do Distrito Federal (UnDF) está definida. Assim, os estudantes que buscam oportunidades no serviço público já podem reforçar seus preparativos para este processo seletivo.

Nesta quinta-feira, 12 de maio, foi divulgada a ratificação da dispensa de licitação de contratação da banca organizadora do concurso. O documento, publicado no Diário Oficial, confirma o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) como banca.

Isto é, visto que, agora, o próximo passo será a publicação do edital. Desse modo, será possível oficializar a quantia de vagas. Além disso, os cidadãos poderão conferir a que cargos estas se destinam, bem como a maneira que a seleção se dará.

Atualmente, o concurso com andamento mais definido é o que se destina à carreira do Magistério Superior. No entanto, o governo também irá abrir certame para outros cargos.

Isso ocorre já que a UnDF é uma Universidade nova, com criação em 2021. Portanto, não possui nenhum servidor público efetivo, com destinação específica para ela, ainda.

Veja também: Concurso SEDUC TO 2022 forma comissão

Entenda o que já se sabe sobre o concurso.

Qual será a Banca Examinadora para a UnDF?

A Banca Examinadora será o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). Portanto, este terá a missão de, por exemplo, organizar, executar e aplicar os exames do concurso, dentre outros atos necessários.

Nesse sentido, o documento que oficializa a indicação determina que:

“Após análise e deliberação da Comissão Organizadora, instituída pela Portaria nº 01, de 03 de fevereiro de 2022, da Chefia Executiva de Implantação da UnDF, entendeu-se que o Instituto Americano de Desenvolvimento – Iades é a instituição que melhor atende as necessidades da UnDF, considerando os termos do art. 24, inciso XIII, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as especificações do Projeto Básico.”

Pra conhecer melhor o Instituto, o candidato poderá acessar seu site e conferir provas antigas.

Comissão foi formada em fevereiro

Em 04 de fevereiro, houve a formação da Comissão Organizadora para o concurso da UnDF. Dessa maneira, a portaria que publicou este ato teve o objetivo de:

“Instituir Comissão Organizadora com a finalidade de organizar, planejar, acompanhar e supervisionar as etapas e fases relativas ao concurso público para provimento dos cargos da Carreira Magistério Superior do Distrito Federal.”

Então, a Comissão Organizadora deverá desenvolver trabalhos preparatórios ao certame, como por exemplo:

  • Análise das propostas das instituições interessadas em realizar o concurso público.
  • Escolha da instituição para realizar o concurso público.
  • Acompanhamento da elaboração do edital que norteará o concurso público.

A Comissão Organizadora, portanto, terá sua composição por servidores que um ato próprio da Reitoria Pro Tempore da Universidade do Distrito Federal designou.

Veja também: Instituto Quadrix vai organizar Concurso Educação DF 2022 com 4.254 vagas

Assim, é possível conferir que o edital poderá sair em breve, visto que as etapas vem ocorrendo em sequência, de forma rápida.

Quais serão os cargos para a UnDF?

Ao que tudo indica, o concurso para a UnDF terá um total de 1.400 vagas, sendo que grande parte se destina a cadastro de reserva.

Ademais, já se sabe que as vagas para este edital serão para a carreira de Magistério Superior, da seguinte forma:

  • Professor de Educação Superior, com um total de 1.000 vagas sendo 250 imediatas e 750 para o cadastro de reserva.
  • Tutor de Educação Superior, com um total de 400 vagas, sendo 100 imediatas e 300 para o cadastro de reserva.

No entanto, apenas será possível confirmar estas informações com a publicação do edital. Até o momento, estes números se referem ao que indica o projeto interno do certame. Isto é, ao que a organização vem se programando para cumprir.

Além disso, não há confirmação sobre qual será a área de atuação de cada uma destas vagas.

É importante lembrar, ainda, que o governo do DF deve lançar novo concurso para a área de apoio da Universidade. Com cargos de nível médio e superior, por exemplo.

Criação da UnDF ocorreu em 2021

O Projeto de Lei Complementar que instituiu a UnDF foi de autoria do próprio governo distrital. Então, passou pela análise da Câmara Legislativa em 2021.

Desse modo, foi necessário que a medida tivesse a avaliação de:

  • Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), o que ocorreu em 21 de junho de 2021.
  • Plenário com todos os parlamentares, que foi no dia 23 de junho.

Assim, a proposta teve aprovação em ambas as ocasiões, contudo, com diversas alterações. No total, foram mais de 50 emendas dos deputados.

A lei final, portanto, contou com a garantia de:

  • Gratuidade no ensino.
  • Gestão democrática na escolha dos dirigentes.
  • Paridade nas instâncias de participação.
  • Previsão de Reitoria e vice-reitoria, o que é uma mudança na estrutura.
  • Política de assistência estudantil.
  • Sistema de cotas.
  • Reserva de 40% das vagas para alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública.

Veja também: Confira Concursos para Universidades de MG

Nesse sentido, o deputado distrital Fábio Félix (PSOL) indica que as alterações dos parlamentares forma muito importantes.

“Nossa preocupação é que o governo tenha utilizado esse projeto apenas como palanque eleitoral e não efetive a realização da nossa universidade distrital que é tão importante para o DF, para ampliação do ensino superior e principalmente para a democratização do acesso ao ensino superior na cidade, especialmente para a juventude”, explicou.

Já na cerimônia de criação houve garantia de concurso

Em seguida, com a aprovação da lei, o governo distrital realizou uma cerimônia de criação da UnDF, com sanção do governador.

Na ocasião, então, o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou que enviou novo projeto aos parlamentares. Assim, seria possível destinar R$ 200 milhões do orçamento do governo à Universidade durante quatro anos.

Além disso, no evento, ele também anunciou o concurso público para mais de 3 mil servidores do quadro técnico. Isto é, o que significa que, além do concurso com 1.400 vagas para o Magistério Superior, a UnDF também terá certame para outros cargos.

Por fim, o governador também afirmou que o campus da Universidade estará pronto até o fim de 2022. De acordo com o governador Ibaneis Rocha, a UnDF estará localizado no Centro de Atividades do Lago Norte, em um espaço da Terracap, empresa pública do DF.

Recentemente, ainda, no dia 1º de abril deste ano, o governador declarou que:

“Esperamos que em janeiro/2023 nós possamos abrir as primeiras turmas. Trabalhar pela educação não é gasto, é investimento na população, em especial os mais carentes. A expectativa é que, pelos próximos 4 anos, a UnDF receba investimento público da ordem de R$ 200 milhões.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.