ÚLTIMO LOTE da Restituição do Imposto de Renda será pago em breve; confira detalhes

Em setembro, será feito o pagamento do último lote da Restituição do Imposto de Renda para os contribuintes que ainda não receberão o valor nos pagamentos anteriores.

Do mesmo modo, aqueles que não receberem o pagamento neste lote, não receberão mais no ano de 2023. Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe este texto até o fim.

Quando será pago o último lote da Restituição do Imposto de Renda?

O pagamento do último lote da Restituição do Imposto de Renda segue o mesmo cronograma feito até aqui: sempre no último dia útil do mês. Isso significa que neste mês de setembro o pagamento será feito no dia 29.

Até lá, os contribuintes devem aguardar a transferência do valor para então poder usufruir da devolução do imposto que foi pago a mais neste ano.

Lembrando ainda, que dependendo da situação do contribuinte, o benefício poderá ser mantido retido, caso haja divergência nas informações, como por exemplo, caso o contribuinte tenha preenchido a Declaração com uma conta que não estivesse em seu nome. Isso porque o pagamento da restituição só é feita em contas do titular, não em contas de terceiros.

ÚLTIMO LOTE da Restituição do Imposto de Renda será pago em breve; confira detalhes
ÚLTIMO LOTE da Restituição do Imposto de Renda será pago em breve; confira detalhes. Foto: Canva.

Como consultar o valor do último lote da Restituição do Imposto de Renda?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente irão receber algum pagamento no último lote da Restituição do Imposto de Renda. Para sanar essa questão, é possível fazer a consulta e averiguar se existe a possibilidade desse pagamento.

No entanto, o período para consulta é sempre, no máximo, 7 dias antes do pagamento do lote. No mês de setembro, portanto, a consulta poderá ser feita a partir do dia 22.

O processo para consultar é muito simples e você pode fazer isso pelo seu celular ou computador. Veja como:

  1. Acesse o portal e-CAC;
  2. Faça o seu login clicando em “Entrar com a conta gov.br”;
  3. Informe o seu CPF corretamente;
  4. Preencha com a sua senha de acesso. Caso tenha esquecido, terá que recuperá-la seguindo os passos descritos na plataforma;
  5. Clique em “Entrar”;
  6. Depois do login feito corretamente, clique na opção “Serviços em destaque”;
  7. Por fim, você pode clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)” e pronto.

Além de poder fazer a consulta dessa forma, também é possível ter acesso a mais informações sobre o último lote da Restituição do Imposto de Renda diretamente em um site específico para esse fim. Veja como fazer nesse caso:

  1. Acesse o site oficial para consultas da Restituição, neste link: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/;
  2. Preencha com as informações que são solicitadas, como o seu CPF, por exemplo;
  3. Aguarde a página carregar e confira as informações atualizadas. Se houver algum lote para receber, aparecerá na tela. Caso não haja ou ainda exista algum imposto para pagar, também haverá mais detalhes na tela.

Dessas duas maneiras é possível fazer a consulta e garantir que você já se prepare para receber a sua restituição de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.