Hoje, quinta-feira (31 de agosto) é o último dia de pagamento do auxílio-gás ainda neste mês. O próximo acontecerá apenas em outubro, e é necessário que as famílias administrem o botijão de gás de 13kg da forma correta, até o novo repasse do benefício.
No dia de hoje, beneficiários cujo NIS final é 0 estarão recebendo o depósito em suas contas, juntamente com o pagamento da parcela do Bolsa Família. Você poderá verificar se o dinheiro já foi depositado diretamente por meio do app, e assim adquirir o seu botijão de gás para toda a sua família.
Cronograma de pagamentos ao longo do mês
Muito embora o pagamento do vale-gás ocorra apenas a cada dois meses, ainda assim ele segue um cronograma específico dentro do mês para isso. Dito de outra forma, ele é pago gradualmente, seguindo o número final do NIS dos beneficiários.
Basicamente, o pagamento acompanha as transferências do programa Bolsa Família, garantindo que os beneficiários recebam os valores na mesma data. No mês de agosto, seguiu-se o calendário abaixo:
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Como mencionamos anteriormente, hoje, no último dia do pagamento do vale-gás no mês de agosto, beneficiários com o NIS final 0 poderão estar fazendo a compra do novo botijão, abastecendo as suas casas.
Para saber se o dinheiro já está na sua conta, é possível ir até uma agência Caixa ou acessar diretamente por meio do aplicativo Caixa TEM.
Por que o pagamento acontece a cada dois meses?
O pagamento ocorre a cada dois meses por um motivo: a estimativa de durabilidade de um botijão de gás, por família, é exatamente essa. Isto é, parte-se da premissa de que um novo botijão de 13kg será necessário a cada dois meses, garantindo sustento para a família sem nenhum percalço.
Se o pagamento acontecesse mensalmente, poderia haver um excesso de repasse de verba, que causaria danos na economia do país. Por isso, o equilíbrio de haver o pagamento a cada dois meses foi elaborado.
Quem pode receber o vale-gás?
Todos os beneficiários do Bolsa Família que estão com seu cadastro atualizado no CadÚnico e sem nenhuma inconsistência ou pendência, poderão receber o vale-gás, todas as vezes em que houver o seu pagamento.
Para receber o dinheiro, é necessário verificar o número final do NIS, uma vez que o cronograma considera esse número para que os depósitos aconteçam.
O programa visa oferecer às famílias de baixa renda e vulnerabilidade socioeconômica uma oportunidade de ter gás em casa para se alimentar com dignidade, mantendo a segurança e a saúde da família.
Por isso, todas as pessoas consideradas em vulnerabilidade social podem procurar o CRAS mais próximo de sua casa para comunicar a situação e assim fazer o cadastro no CadÚnico para receber o benefício.