ÚLTIMO DIA de inscrições no Vestibular Unesp 2024

Inscrições serão recebidas até às 23h59 desta segunda-feira

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada no ano de 1976 e que possui diversas unidades no estado de São Paulo.

Os candidatos interessados em participar da próxima edição do Vestibular da Unesp devem ficar atentos: o período de inscrições no Vestibular 2024 termina nesta segunda-feira, 09 de outubro.

Assim, para que você ainda consiga se inscrever no processo seletivo, separamos um resumo com completo sobre o Vestibular Unesp 2024. Vamos conferir!

Vestibular Unesp 2024: período de inscrições termina nesta segunda (09)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, o período de inscrições para o Vestibular Unesp 2024 termina às 23h59 desta segunda-feira, 09 de outubro.

Os candidatos poderão se inscrever somente através do site da Fundação Vunesp, responsável pela realização do processo seletivo. No site, os estudantes deverão preencher um formulário online com informações pessoais.

Para dar início ao procedimento de inscrição, será necessário realizar um cadastro no site ou fazer login com CPF e senha. No momento da inscrição, o estudante deverá indicar se deseja concorrer através do Sistema Universal (SU) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Para o sistema de reserva de vagas serão destinadas vagas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública.

Além disso, os candidatos também deverão indicar uma cidade para realização das provas. As opções são as seguintes:

  • No estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
  • Em outros estados: Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG.

Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento de inscrição? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: taxa de inscrição e isenção

Será preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00 para participar do processo seletivo da Unesp. O pagamento poderá ser feito exclusivamente via boleto bancário até esta terça-feira, 10 de outubro.

Porém, a Vunesp também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição. Os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição foram recebidos até o dia 03 de setembro.

Taxa de inscrição Unesp
Os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do Vestibular da Unesp. Imagem: Guia do Vestibulinho/Reprodução

Puderam pedir a isenção da taxa de inscrição os estudantes que se encaixassem em um dos seguintes critérios:

  • Estudantes com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos e que estejam cadastrados no CadÚnico do Governo Federal;
  • Estudantes que concluíram ou irão concluir em 2023 o ensino médio em escola da rede pública, com bolsa integral em escola privada ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É necessário possuir também renda familiar per capita bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de residir no estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino no estado. 

A redução da taxa, por sua vez, poderia ser solicitada em duas modalidades:

  • Redução de 50% do valor da taxa: estudantes matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados.
  • Redução de 75% do valor da taxa: estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio público paulista.

Os resultados dos pedidos de isenção e a redução da taxa de inscrição já foram divulgados e estão disponíveis nos sites da Fundação Vunesp e da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: funcionamento das provas

Nesta edição do processo seletivo, a primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro. A prova será composta por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio

A segunda fase, por sua vez, irá acontecer em 10 e 11 de dezembro de 2023. O exame da segunda fase será composto por questões discursivas e por uma proposta de redação.

Vestibular Unesp 2024: vagas disponíveis

Nesta edição do Vestibular, a Unesp está oferecendo 6.596 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

Do total de vagas, 3.748 serão destinadas ao Sistema Universal e o restante (2.848) ao Sistema de Reserva de Vagas.

Vestibular Unesp 2024: resultado

O resultado final do Vestibular 2024 da Unesp será publicado no dia 31 de janeiro de 2024. Na mesma data será divulgado também o edital com orientações para as matrículas dos candidatos aprovados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.