MEC apresenta ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos

Representantes do Ministério da Educação (MEC) participaram de encontro com representantes da educação de Angola, do Banco Mundial e da Secretaria de Educação Básica (SEB) na última sexta-feira (30). Na ocasião, a equipe da SEB apresentou ações do MEC voltadas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA). 

A modalidade EJA foi um dos principais pontos de debates entre os representantes de ambos os países. Nesse sentido, a pasta apresentou suas ações para “ampliar oportunidades educacionais e aumentar o engajamento de jovens e adultos”.

Além dos programas fomentados pelo MEC, a equipe da SEB explicou normativos vigentes e ações a serem implementadas na EJA. O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens Adultos (Encceja) também foi apresentado aos representantes da Angola e do Banco Mundial.

O Encceja é um exame promovido pelo MEC que permite que jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino básico na idade escolar adequada obtenham certificação de nível fundamental e médio.

Os representantes apresentaram também o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada). Esse programa visa direcionar os estudantes para o exercício de uma profissão, proporcionando sua inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o MEC, os representantes destacaram no encontro a disposição do Brasil em cooperar com os países de língua portuguesa e os avanços na Política de Recuperação das Aprendizagens. Outro ponto mencionado foi as ações do MEC para o compartilhamento de soluções digitais, como o Avamec, por exemplo.

Com informações da Assessoria de comunicação do MEC.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC publica relação de pré-selecionados na Lista de Espera do ProUni 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.