Últimas horas: veja como se inscrever corretamente no Prouni

Candidato que realizou o Enem no ano passado, precisa se apressar caso queira tentar uma vaga na universidade através do Prouni

Se você realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja entrar em uma universidade particular através do programa Universidade Para Todos (Prouni), está na hora de se apressar. Segundo o Ministério da Educação, o prazo para a inscrição termina exatamente as 23h59, desta sexta-feira (2).

É importante lembrar que este horário considera o fuso de Brasília, que compreende a maior parte do país. Quem mora em outros fusos, precisa prestar atenção na conversão. Mas de um modo geral, a dica é não deixar para se inscrever nas últimas horas, para evitar que você enfrente problemas de congestionamento.

O Prouni

O Prouni é a maior porta de entrada de alunos carentes em instituições de ensino superior privada. Trata-se de uma bolsa ofertada pelo governo federal para que estes estudantes ganhem uma oportunidade no ensino superior.

As limitações de renda no Prouni:

  • Bolsa integral do Prouni (100%): A bolsa integral custeia 100% das mensalidades e é destinada aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Bolsa parcial do Prouni (50%): A bolsa parcial custeia 50% das mensalidades da graduação, essa modalidade é destinada aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Definindo a renda per capita

Saber definir a renda per capita da sua família é um passo importante para entender se você tem direito ao Prouni, e a uma série de benefícios sociais, como é o caso do próprio Bolsa Família, do Auxílio-gás nacional e até da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para saber a sua renda per capita basta somar todos os rendimentos que a sua família recebe fixamente por mês, isto é, os valores dos salários de todos os integrantes que estão trabalhando neste momento.

Logo depois, basta pegar o resultado desta equação e dividir pela quantidade de integrantes que residem na sua casa, incluindo as crianças e os idosos. O resultado final desta conta é justamente o valor da sua renda per capita neste momento.

Como se inscrever?

Se encaixa nas regras acima? Então o próximo passo é se inscrever. De acordo com o Ministério da Educação, esta inscrição pode ser feita exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni.

No site, basta clicar na opção Inscreva-se. É preciso contar com o login e senha no site Gov.br. Vale sempre lembrar que as inscrições são gratuitas.

No processo de inscrição, o candidato terá que preencher seus dados pessoais, além de um questionário socioeconômico. Logo depois, ele terá que escolher até duas opções de cursos de graduação, na ordem de sua preferência, além de indicar o nome da sua instituição de ensino pretendida, a unidade federativa, o município e o turno pretendido.

Dados oficiais do Ministério da Educação indicam que mais de 1,1 milhão de pessoas já se inscreveram para edição do Prouni este ano.

Últimas horas: veja como se inscrever corretamente no Prouni
Este é um exemplo do site do Prouni. Imagem: Reprodução

Número de vagas no Prouni

Em 2024, o programa deverá oferecer cerca de 400 mil bolsas de estudo. Entre elas, 308.977 são integrais, ou seja, equivalentes a 100% do valor. Outras 97.451 sãos parciais, ou seja, o governo paga uma parte do valor da mensalidade, o estudante para a outra.

Este ano, as vagas são válidas para 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes. Serão duas chamadas sucessivas, e os resultados estarão disponíveis nos dias 6 e 27 de fevereiro deste ano.

O Sisu

No caso específico do Sisu, muitos candidatos reclamaram de problemas no sistema de acesso aos resultados. O Ministério se explicou afirmando que se tratou de um problema técnico.

“A subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, disse o Ministério.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.