UFU encerra inscrições para o Vestibular 2023/2

O período de inscrição para o Vestibular 2023/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) chega ao fim na próxima quinta-feira, dia 4 de maio. Desse modo, segundo o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até as 16h de amanhã, seguindo o horário oficial de Brasília.

As inscrições devem ser feitas on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal de Seleção da UFU. No momento da inscrição, além dos dados pessoais, o candidato deverá indicar a opção de curso desejada.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado no edital, ou seja, até o dia 5 de maio de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$ 117,00 (cento e dezessete reais).

Isenção da taxa

A UFU já recebeu os pedidos de isenção da taxa. A divulgação do resultado está prevista para essa quarta-feira, dia 3 de maio. Puderam solicitar o benefício da gratuidade na inscrição os candidatos que: I – estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); II – podem comprovar insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa de inscrição.

Vestibular 2023/2

Esse processo seletivo contará com duas fases sobre conteúdos do Ensino Médio. Enquanto as provas da 1ª fase contarão com questões objetivas, a 2ª fase contará com um exame discursivo.

  • 1ª fase: 2 de julho de 2023;
  • 2ª fase: 6 de agosto de 2023.

A avaliação da 1ª fase será composta por 88 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Sociologia. Conforme o edital, os locais de aplicação da1ª fase será nas seguintes cidades: Uberlândia (MG), Patos de Minas (MG), Monte Carmelo (MG), Ituiutaba (MG), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o cronograma, a UFU deve divulgar o gabarito preliminar das questões objetivas no dia 3 de junho. Já a publicação do resultado da 1ª fase está previsto para o dia 21 de julho. Somente os aprovados nessa fase estarão convocados para realizar as provas da próxima etapa.

As provas da 2ª fase contarão com questões discursivas sobre Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia. Além disso, a UFU aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa. Na 2ª fase, os locais de prova serão apenas em Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG) e Uberlândia (MG).

Vagas e resultados

De acordo com o edital do Vestibular 2023/2, ao todo, a UFU está ofertando 1.647 vagas para ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo deste ano. As oportunidades estão distribuídas por cursos de graduação de diversas áreas.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, conforme indica a Lei de Cotas. Portanto, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).

A divulgação do resultado final, com a lista de classificados para as vagas, está prevista para o dia 20 de outubro. Na mesa data a UFU deve divulgar as orientações para as matrículas dos convocados em 1ª chamada.

Cursos

A UFU conta com a oferta de diversos cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos). Nesse processo seletivo, há vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica; Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, História, Letras, Nutrição, Química, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Acesse o site da UFU para mais detalhes.

Leia também UFLA abre inscrições para a 3ª etapa do PAS 2023 para ingresso de novos alunos no 2º semestre; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.