UFU: consulta para escolha de reitor será remota por conta da pandemia

Os três nomes mais votados vão compor a lista tríplice, que é encaminhada para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro

Seguindo a orientação de isolamento social durante a pandemia da Covid-19, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, aprovou a realização da consulta eleitoral para preparação de lista tríplice para reitor e vice-reitor da instituição de forma remota e por meio eletrônico. A aprovação foi na última sexta-feira (17). Na segunda (20), o conselho aprovou a realização da eleição no dia 17 de setembro.

Os três nomes mais votados vão compor a lista tríplice, que é encaminhada para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente pode aprovar ou não o nome mais votado para a gestão 2020/2024 da universidade.

Já na terça-feira (21), o Consun se reuniu para discutir o regimento eleitoral. A reunião, que também ocorre de forma remota, ainda estava em andamento até a publicação desta matéria. *Informações do G1

Aulas de graduação remotas

Os estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), continuarão com as atividades remotas durante a pandemia de Covid-19. Neste mês de julho, a instituição oficializou o calendário especial com a oferta de atividades remotas por meios digitais. A aprovação ocorreu durante reunião do Conselho de Graduação (Congrad).

Em junho, a instituição já havia anunciado a retomada das atividades dos cursos de pós-graduação de forma remota. Ainda no mês passado, o Ministério Público de Federal (MPF) recomendou o retorno das atividades nos cursos de graduação.

A decisão segue autorização do Ministério da Educação (MEC) sobre as atividades remotas até o dia 31 de dezembro. Já o calendário acadêmico regular da universidade permanece suspenso.

De acordo com a UFU, os colegiados dos cursos e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) terão autonomia para adotar ou não as atividades remotas. Caso escolham ofertar, os órgãos poderão escolher as disciplinas obrigatórias ou optativas que serão disponibilizadas aos estudantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.