UFSC: último dia de inscrição para o Vestibular 2023/2

O período de inscrição para o Vestibular 2023/2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) termina nesta terça-feira, dia 9 de maio. O processo seletivo visa o preenchimento das vagas remanescentes do último processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFSC.

De acordo com o edital, os interessados devem realizar as inscrições de forma virtual. Para isso, é necessário acessar o site da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular) e preencher o formulário eletrônico de inscrição. 

No momento  da inscrição, além dos dados pessoais, os estudantes deverão informar a opção de curso desejada e deverão também gerar e imprimir o boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até amanhã dia 10 de maio. Conforme o edital, o valor da taxa é de R$100,00 (cem reais).

Isenção da taxa de inscrição

A UFSC já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado definitivo das solicitações foi liberado ontem, dia 8 de maio. Desse modo, os estudantes que fizeram a solicitação já podem conferir as respostas da universidade.

Conforme indicado no edital, puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição os estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública e pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Vestibular UFSC 2023/2

A aplicação das provas está marcada para o dia 18 de junho de 2023 e será no período da tarde, das 14h às 19h (horário de Brasília). A classificação dos inscritos nesse processo seletivo será feita por meio do desempenho obtido pelos candidatos nesse exame.

Haverá locais de prova serão nas seguintes cidades do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Os candidatos com inscrições homologadas poderão consultar os locais de prova a partir do dia 1º de junho, por meio do cartão da confirmação definitiva da inscrição.

A avaliação será composta por questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas referentes ao Ensino Médio, com a seguinte distribuição:

  • Língua Portuguesa – 6 questões;

  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol) – 4 questões;

  • Matemática – 5 questões;

  • Biologia – 5 questões;

  • Ciências Humanas e Sociais – 10 questões, sendo 4 de História, 4 de Geografia, 1 de Sociologia e 1 de Filosofia;

  • Física – 5 questões;

  • Química – 5 questões.

Além disso, a UFSC vai aplicar uma prova de redação em Língua Portuguesa sobre tema da atualidade. Para responder a prova de redação, o estudante deverá usar caneta fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UFSC é de 490 vagas para ingresso em mais de 30 cursos de graduação  no 2º semestre letivo deste ano. As vagas estão distribuídas entre os campi de Florianópolis, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 

Há oportunidades para os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Econômicas; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Transportes e Logística; Engenharia Elétrica; Engenharia Ferroviária; Engenharia Florestal; Engenharia Naval; Engenharia Têxtil; Farmácia; Geografia; Letras – Português; Matemática; Química; e Secretariado Executivo.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, há percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência.

Resultados

A UFSC ainda não informou a data de divulgação do resultado final do Vestibular 2023/2 e o período de matrícula. Portanto, os candidatos deverão acompanhar as publicações da universidade. 

Para mais informações, acesse o edital na íntegra.

Leia também Fundação Cecierj prorroga período de inscrição para o Vestibular Cederj 2023/2 até o dia 14 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.