A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza neste fim de semana, dias 14 e 15 de janeiro, a aplicação das provas do Vestibular 2023. De acordo com a universidade, são esperados 21.969 candidatos para as provas.
Segundo a Comissão Permanente de Seleção (Coperse), os locais de prova serão nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.
O início da aplicação das provas será às 14h em ambos os dias, com duração 5h30. Os candidatos devem chegar aos locais de prova com antecedência, às 13h30. A consulta aos locais de prova pode ser feita por meio do Portal do Candidato.
Para ter o acesso liberado aos locais de prova, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto. Além disso, é necessário levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
Provas
Neste sábado (14), a UFRGS vai aplicar a prova de redação em Língua Portuguesa e uma prova com questões de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática. No domingo (15), os candidatos farão a prova de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
O Vestibular 2023 conta com uma única fase. No entanto, para os candidatos ao curso de Música, há também provas de habilitação específica. A UFRGS aplicou as provas específicas entre 17 e 21 de novembro de 2022.
Vagas e resultado
Conforme o edital, a oferta total da UFRGS é de 4.008 vagas para ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2023, em cursos de diversas áreas. Há reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, e percentual para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
A publicação dos resultados do Vestibular 2023, com a Lista dos Classificados, está prevista para o dia 30 de janeiro.
Veja mais detalhes no site da UFRGS.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Cursinho Pré-Vestibular Popular da Poli USP recebe inscrições para 2023 até o dia 31 de janeiro; saiba mais.