UFRGS divulga resultado do Vestibular 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Os candidatos inscritos no Vestibular 2024 da UFRGS realizaram as provas do processo seletivo nos dias 25 e 26 de novembro. Agora, os estudantes devem ficar atentos: a UFRGS já divulgou o resultado final do Vestibular.

Assim, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular UFRGS 2024. Vamos conferir!

Vestibular UFRGS 2024: resultado já está disponível

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UFRGS divulgou o resultado definitivo do Vestibular 2024 na última segunda-feira, dia 11 de dezembro.

A lista de classificados no Vestibular 2024 da UFRGS está disponível no site da instituição e pode ser consultada por todos os candidatos. Não é preciso realizar login ou cadastro para visualizar o resultado. Os estudantes deverão clicar na letra inicial do próprio nome para visualizar o resultado.

Ficou com alguma dúvida sobre a divulgação do resultado? Acesse o edital do Vestibular 2024 da UFRGS para consultar mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular UFRGS 2024: próximos passos

Todos os estudantes aprovada no Vestibular 2024 da UFRGS deverão realizar o envio dos documentos necessários para a realização da matrícula entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2023.

Campus UFRGS
Os estudantes aprovados deverão entregar os documentos para fazer matrícula na UFRGS. Imagem: UFRGS/Reprodução

Essa etapa deverá ser realizada de forma virtual através do Portal do Candidato, que pode ser acessado através do site oficial da UFRGS.

Vestibular UFRGS 2024: funcionamento do processo seletivo

Conforme indicado no edital do processo seletivo, o Vestibular da UFRGS previa a aplicação de provas para todos os candidatos. Os exames aconteceram de forma presencial nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.

No primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões sobre conteúdos variados das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Além disso, os estudantes também escreveram uma redação a partir da proposta apresentada.

No segundo dia do Vestibular da UFRGS, por sua vez, os participantes responderam questões de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Cada uma das disciplinas presentes no exame continha 15 questões objetivas.

O gabarito preliminar das provas foi divulgado no 27 de novembro e os candidatos puderam enviar recursos até o dia 28 de novembro. No dia 30 do mesmo mês, por sua vez, a UFRGS publicou a versão definitiva do gabarito das provas.

Além disso, segundo os dados divulgados pela comissão organizadora do processo seletivo, mais de 20 mil estudantes estavam inscritos no Vestibular 2024 da UFRGS, mas somente 19.592 compareceram às provas em novembro. Dessa forma, o índice de abstenção registado foi de 11,51%.

Vestibular UFRGS 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a UFRGS ofereceu mais de 4 mil vagas para cerca de 90 cursos de graduação.

Nesta edição do processo seletivo, o curso mais concorrido é Medicina, com 70,59 candidatos por vaga. Mais de 6 mil estudantes se inscreveram no processo seletivo para disputar 98 vagas para o curso de Medicina da UFRGS. Os candidatos podem consultar a concorrência para outros cursos no site da UFRGS

Do total de vagas oferecidas pela UFRGS para esta edição do processo seletivo, 2.654 vagas serão destinadas ao ingresso no primeiro semestre de 2024 e o restante das vagas, por sua vez, para o segundo semestre.

Além disso, a UFRGS irá reservar 50% do total de vagas para o sistema de cotas. Puderam optar pelas cotas no momento da inscrição os candidatos que cursaram o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino.

Mas, devemos destacar que, dentro das vagas para cotas, a UFRGS destina vagas para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e, pessoas com deficiência

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.