A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou as principais principais datas do Vestibular 2024. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos nos dois semestres letivos do próximo ano em diversos cursos de graduação ofertados de forma presencial.
De acordo com o cronograma definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para os dias 25 e 26 de novembro deste ano. A universidade divulgou as datas nesta quarta-feira (21).
Tradicionalmente, o processo seletivo conta com a aplicação de provas em uma única etapa. A UFRGS aplicará uma prova composta por objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Desse modo, os candidatos deverão responder questões de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
Além disso, a UFRGS aplica uma prova de redação em Língua Portuguesa com tema sobre assunto da atualidade. Nesse sentido, os candidatos deverão demonstrar ter o domínio da norma culta escrita do português e ter conhecimentos sobre o assunto do tema proposto.
Tradicionalmente, a UFRGS realiza a aplicação das provas nas seguintes cidades: Porto Alegre (capital), Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.
Lista de obras literárias
A universidade já havia divulgado em maio deste ano a lista de obras literárias exigidas nas questões de Língua Portuguesa e de Literatura. A UFRGS alterou quatro das obras que compunham a lista de obras obrigatórias do vestibular anterior.
Os novos títulos adicionados são A terra dos mil povos, de Kaká Werá; Água funda, de Ruth Guimarães; Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; e Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas. As quatro obras se juntam as oito do concurso anterior que permanecem na lista.
Os candidatos deverão ler os livros de forma integral. Além disso, a UFRGS recomenda que os estudantes conheçam o contexto histórico, social e econômico de cada obra e os seus aspectos formais.
Desse modo, ao todo, a UFRGS recomendou a leitura de doze obras literárias para o Concurso Vestibular 2024:
- “A terra dos mil povos”, de Kaká Werá;
- “Água Funda”, de Ruth Guimarães;
- “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marquez;
- “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas;
- “Lisístrata”, de Aristófanes;
- “Várias histórias”, de Machado de Assis;
- “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida;
- “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- “Caderno de memórias coloniais”, de Isabela Figueiredo;
- “Construção” (álbum), de Chico Buarque;
- “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo;
- “Deixa o quarto como está”, de Amílcar Bettega.
A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgará o edital e período de inscrições do processo seletivo posteriormente.
Oferta de vagas
A UFRGS ainda não divulgou o número de vagas que vai ofertar para o ingresso de novos alunos em 2024. Em todos os seus vestibulares, a UFRGS reserva parte das vagas conforme o estabelecido na Lei de Cotas.
Portanto, parte das vagas são exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com recorte de renda. Dentro das vagas reservadas, há também percentual de vagas exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Sobre a UFRGS
A UFRGS é uma das maiores e principais instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio Grande do Sul. A universidade oferta cursos de graduação de diversas áreas com boa avaliação e conta também com projetos de pesquisa e extensão, além dos programas de pós-graduação, que envolvem cursos de mestrado e doutorado.
Acesse o site da Coperse para mais informações.
Leia também Inep informa que o Enem 2023 registrou mais de 4,6 milhões de pré-inscrições; saiba mais.