UFPR informa período de inscrição do Vestibular 2023 - Notícias Concursos

UFPR informa período de inscrição do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta sexta-feira, dia 13 de maio, o período de inscrição do Vestibular 2023. De acordo com o Núcleo de Concursos da instituição, as inscrições serão recebidas entre os dias 18 de julho e 31 de agosto

O Núcleo informou ainda que os candidatos de baixa renda poderão solicitar o benefício de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) poderão enviar os pedidos no período de 18 a 25 de julho. 

Já os candidatos que não possuem inscrição no CadÚnico, mas que têm renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e, ao mesmo tempo, cursaram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular podem pedir a isenção entre 18 e 29 de julho.

Vestibular voltará a ter duas fases

Após dois anos sendo realizado em apenas uma fase em decorrência da Covid-19, nessa edição o Vestibular da UFPR voltará a ter duas fases. Com isso, a universidade busca valorizar as habilidades de leitura e escrita no exame.

Conforme divulgado pela UFPR, as provas da 1ª fase do Vestibular 2023 serão aplicadas no dia 23 de outubro. Já a 2ª fase está prevista para o dia 4 de dezembro. Haverá ainda a aplicação de provas específicas e de habilidades específicas no dia 5 de dezembro.

A universidade decidiu ainda que vai ampliar o número de cidades que sediarão o exame. Desse modo, a aplicação da 1ª fase será nas seguintes cidades do Paraná: Cascavel, Garapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Curitiba, Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina. Além disso, a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, vai sediar o processo seletivo pela primeira vez. 

Obras literárias

De acordo com a UFPR, são leituras obrigatórias do Vestibular 2023 as seguintes obras:

  • Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo; 
  • Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; 
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho;
  •  O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques; 
  • O Uraguai, de Basílio da Gama; 
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; 
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • Últimos Cantos, de Gonçalves Dias.

Veja mais informações no site da universidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEAP publica o resultado preliminar do Vestibular 2022 via notas do Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?