A UFPel, Universidade Federal de Pelotas, é uma instituição de ensino superior pública que possui sede em Pelotas, Rio Grande do Sul.
A universidade oferece uma grande quantidade de cursos de graduação diferentes, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.
As inscrições para o vestibular 2023 via ENEM da instituição já estão abertas, mas o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição se encerra hoje, 10 de maio de 2023.
Para te ajudar na sua preparação para enfrentar a prova, separamos um resumo completo com algumas informações muito importantes sobre o processo seletivo e o procedimento para solicitar a isenção do vestibular UFPel via ENEM 2023. Confira!
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: inscrições abertas
As inscrições para o vestibular da UFPel via ENEM já estão abertas e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de maio de 2023.
Todas as inscrições devem ser realizados exclusivamente de forma online por meio de preenchimento de formulário eletrônico no site da UFPel.
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: taxa de inscrição e isenção
Para participar, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 35. O pagamento deve ser feito exclusivamente nas agências ou canais de atendimento do Banco do Brasil. Segundo o edital do vestibular, não serão aceitos pagamentos realizados com PIX.
Também é possível solicitar a isenção do pagamento, mas esse procedimento deve ser realizado até esta quarta-feira, dia 10 de maio de 2023, conforme o cronograma do vestibular 2023. A isenção deve ser solicitada exclusivamente de forma online por meio do Formulário Digital de Isenção.
Podem solicitar o benefício todos os candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados ainda essa semana, no dia 12 de maio de 2023. Se o pedido for aceito, o candidato deverá confirmar a inscrição no vestibular em até 05 dias úteis depois da divulgação do resultado.
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: funcionamento
O vestibular 2023 da UFPel via ENEM não prevê a aplicação de nenhum tipo de prova. Dessa maneira, os candidatos deverão usar a pontuação obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para participar da seleção.
Poderão ser utilizadas as pontuações obtidas no ENEM entre os anos de 2018 e 2022. O candidato deverá indicar no momento da inscrição qual edição será usada e não poderá utilizar mais de uma edição.
A UFPel irá selecionar os candidatos com base na ordem decrescente da média final obtida na edição do ENEM indicada, de acordo com a distribuição das vagas oferecidas por modalidade.
Os candidatos que tiverem obtido nota igual a zero na prova de redação do ENEM não poderão participar do processo seletivo.
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: vagas disponíveis
O vestibular 2023 via ENEM possui o objetivo de preencher as vagas remanescentes do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), para os cursos de graduação presenciais com ingresso no primeiro semestre de 2023
Por meio do vestibular, a UFPel irá disponibilizar 1.066 vagas para 69 cursos de graduação da instituição. Dentre os cursos oferecidos, podemos destacar:
- Ciências Sociais;
- Comércio exterior;
- Engenharia agrícola;
- Engenharia civil;
- Engenharia de petróleo;
- Engenharia de produção;
- Engenharia eletrônica;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Letras;
- Matemática;
- Meteorologia;
- Música;
- Pedagogia;
- Química;
- Relações internacionais;
- Teatro;
- Turismo.
Informações sobre todos os cursos oferecidos podem ser encontradas no edital do processo seletivo.
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: resultados
Os resultados do processo seletivo 2023 via ENEM serão divulgados no dia 30 de maio de 2023 no site do vestibular.
Todos os candidatos aprovados deverão participar dos procedimentos de matrículas entre os dias 01 e 05 de junho de 2023.
Vestibular UFPel 2023 via ENEM: sistema de cotas
De acordo com o edital do vestibular 2023/2, a UFPel irá usar o sistema de cotas no processo seletivo
As cotas serão destinadas para estudantes com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para estudantes que concluíram o ensino médio integralmente em escola pública e candidatos com deficiência.