A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta terça-feira, dia 29 de novembro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar o resultado através do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).
Para ter acesso ao resultado o candidato deverá acessar sua página de Inscrição/ Acompanhamento. De acordo com a universidade, os interessados poderão interpor recursos contra o resultado preliminar a partir das 14h do dia 30 de novembro (amanhã) até as 23h59 do dia 02 de dezembro.
Após a análise dos recursos, a UFPA vai divulgar o resultado final dos pedidos de isenção no dia 7 de dezembro. Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição para efetivar o cadastro.
Conforme o edital, puderam solicitar o benefício os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas particulares como bolsistas (bolsa integral).
PS 2023
De acordo com o edital, as vagas ofertadas no PS UFPA 2023 são destinadas a candidatos(as) com inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2022. A classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho obtido no exame.
Os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) terão direito a um bônus de 10% sobre o desempenho do Enem.
Oferta de vagas
De acordo com o edital, a oferta total da UFPA para o PS 2023 é de 7.380 vagas. As oportunidades ofertadas são para 192 cursos de graduação de diversas áreas, nos 12 campi da UFPA.
A universidade reserva pare das vagas de acordo com a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes de escolas públicas, com recorte de renda e percentual, para pretos, pardos e indígenas. Há também 192 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).
Acesse o edital para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp antecipa divulgação dos locais de prova da 2ª fase do Vestibular 2023; saiba mais.