UFPA anuncia que o Vestibular 2021 será por meio do Enem

De acordo com anúncio do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA) feito na última semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será mantido como forma de ingresso na instituição, desse modo, o Vestibular 2021 será por meio das notas do exame.

Os interessados em participar do Vestibular 2021 devem realizar o Enem 2020, cujas provas terão aplicação nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. O Enem Digital, por sua vez, ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Desde a seleção de 2013, a UFPA utiliza as notas do Enem para selecionar candidatos. No entanto, a universidade não faz a seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A decisão por manter o uso das notas do Enem se deu em reunião extraordinária no dia 27 de novembro, na qual o conselho discutiu mudanças no próximo processo seletivo. Uma dessas mudanças diz respeito à seleção de candidatos por meio do sistema de cotas. Assim, a UFPA estabeleceu a adoção do processo de verificação para candidatos às cotas destinadas a negros por uma Comissão de Heteroidentificação. Além disso, estabeleceu a inclusão de novo formulário de inscrição para facilitar a escolha da opção de seleção por cotas.

A UFPA ainda não publicou o edital referente ao Vestibular 2021, mas outros detalhes podem ser vistos no site da universidade. Clique aqui para acessar.

De acordo com a UFPA, se aprovado o novo calendário, o ingresso dos aprovados será no Período Letivo 2 (a partir de junho) ou no Período Letivo 3 (a partir de outubro). Já os aprovados da segunda entrada só devem ingressar em 2022.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.