Enem e Vestibular

UFOPA divulga listão de aprovados no PSR 2023

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de maio, o listão de aprovados no Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2023. Desse modo, os candidatos já podem conferir a lista dos 1.345 aprovados por meio do site da instituição.

Além de publicar o listão de aprovados virtualmente, a UFOPA realizou também a divulgação do resultado de forma presencial às 9h de hoje (5), em todos os seus campi.

De acordo com os dados divulgados pela universidade, ao todo, foram 5.329 inscritos para as 1.410 vagas ofertadas para os 42 cursos de graduação nas unidades acadêmicas da sede, em Santarém, e dos seis campi regionais (Itaituba, Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Óbidos). O Pará representa 95,06% dos inscritos, com 5.210 candidatos.

Entre os cursos do Campus Santarém  com maior concorrência estão: 1º Direito; 2º Farmácia; 3º Ciência da Computação; e 4º Agronomia. Já nos campi fora da sede: 1º Engenharia Civil, em Itaituba; 2º Administração, em Alenquer; e 3º Sistema de Informação, em Oriximiná.

Matrículas e lista de espera

De acordo com as orientações da UFOPA, os classificados deverão ficar atentos aos locais e datas para realizar os procedimentos de matrícula. Para efetivar o vínculo institucional, os candidatos aprovados em 1ª chamada deverão entregar os documentos exigidos no edital do PSR 2023 no período de 12 a 23 de junho de 2023.

Os candidatos que não foram convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. Nesse sentido, o candidato não selecionado deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse para a próxima chamada, no período de 8 a 31 de maio. O procedimento deve ser feito virtualmente, por meio do site do PSR. 

A manifestação de interesse na lista de espera não garante a convocação do estudante para o preenchimento das vagas. No entanto, o estudante que não fizer a confirmação da lista de espera no prazo estipulado perderá o direito de concorrer às vagas remanescentes.

Como foi o processo de seleção?

Conforme estabelecido através de edital, a classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas contou com o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, somente os estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente e que tenham feito uma das edições do Enem aceitas puderam participar da seleção. A Ufopa aceitou os desempenhos obtidos nas edições do exame ocorridas entre os anos de 2018 e 2022.

O edital estabelece ainda que, para fins de classificação, a Ufopa considerou os desempenhos obtidos nas provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologia; Matemática, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e Redação.

Oferta de vagas

Ainda conforme o edital, ao todo, a Ufopa está ofertando 1.410 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo desse ano. Do total das vagas, 1.130 são para os cursos do Campus Santarém, 36 para o curso do Campus Alenquer, 36 para o curso do Campus Monte Alegre, 64 para os cursos do Campus Oriximiná, 36 para o curso do Campus Itaituba, 72 para os cursos do Campus Juruti e 36 para o curso do Campus Óbidos.

Cotas

Ufopa reserva metade das vagas (708 oportunidades) para o sistema de ingresso por cotas sociais. Nesse sentido, metade das vagas são exclusivas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Além disso, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

Os aprovados nesse processo seletivo ingressarão nos cursos de graduação da UFOPA no dia 7 de agosto, data prevista para início do primeiro semestre letivo deste ano.

Acesse o edital do PSR na íntegra para mais informações.

Leia também UFAM divulga período de inscrição para as 1ª e 2ª etapas do PSC (Processo Seletivo Contínuo) 2023; saiba mais.