UFOB libera termo de adesão ao SiSU 2022/1; confira oferta de vagas

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) divulgou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 referente ao primeiro semestre. De acordo com o documento, a oferta da UFOB será de 960 vagas.

As oportunidades são para os 30 cursos de graduação ministrados nos campi de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

Ainda conforme o termo de adesão, do total das vagas, apenas 183 vagas serão ofertadas para a seleção em ampla concorrência. Para as ações afirmativas da universidades, há a reserva de 295 oportunidades. 

Outras 482 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, são exclusivas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência. 

Quem pode se inscrever no SiSU 2022/1?

Como é feito tradicionalmente, os dois processos seletivos do SiSU 2022 usarão as notas da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a classificação dos candidatos. Desse modo, só poderão participar do SiSU 2022/1 os estudantes que tenham feito o Enem 2021.

O Inep aplicou as provas do Enem 2021 nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. De acordo com o órgão, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

Para participar do SiSU, o candidato não pode ter zerado a prova de redação e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. A UFOB definiu diferentes pesos para as provas do Enem 2021 que variam de acordo com a área do curso.

Período de inscrição

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o período de inscrição do SiSU 2022/1. A pasta deve publicar em breve o edital de abertura referente ao processo seletivo do 1º semestre de 2022. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto somente na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFGD encerra período de inscrição do Vestibular 2022 nesta sexta (14); veja detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.