A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) divulga nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, o resultado do Vestibular 2023/2 via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse processo seletivo visa o preenchimento das vagas remanescentes do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
A partir desta quarta-feira (20) os candidatos poderão conferir a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada. O resultado será liberado no site da UFMT.
A universidade já havia divulgado na última semana a lista de inscrições deferidas e a classificação geral preliminar. Os interessados puderam interpor recursos. A UFMT publicou ontem (19) o resultado dos recursos.
De acordo com o cronograma, os candidatos convocados nesta 1ª chamada a ser publicada hoje (20) deverão realizar a pré-matrícula nos dias 21 e 26 seguintes. Conforme as orientações do edital, o procedimento será virtual.
Nesse sentido, os estudantes deverão fazer o upload de todos os documentos listados no edital. Entre os documentos solicitados pela UFMT para o registro acadêmico estão os documentos de identificação do candidato, como RG e CPF, e o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Os candidatos aprovados e matriculados a partir da 1ª chamada ingressarão nos cursos ainda no segundo semestre letivo deste ano.
Vestibular 2023/2 via Enem: Seleção
A UFMT recebeu os pedidos de isenção até o dia 10 de setembro. Puderam se inscrever no processo seletivo somente os estudantes que têm o Ensino Médio completo. Além disso, foi pré-requisito ter feito as provas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aceitas pela universidade.
Para fins de classificação dos inscritos, a UFMT usou unicamente as notas obtidas em uma das últimas dez edições do Enem, ou seja, de 2013 a 2022.
Nesse sentido, o sistema da UFMT importou, de forma automática, os resultados dos candidatos do banco de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para a inscrição e classificação, a universidade considerou a edição do Enem que o candidato obteve a maior pontuação global.
A nota estabelecida para a classificação foi a soma das médias obtidas nas quatro provas objetivas e na prova de redação:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Redação.
Oferta de vagas
De acordo com o edital, a oferta total da UFMT é de 1.174 (mil cento e setenta e quatro) vagas em diversos cursos presenciais de graduação. De acordo com o edital, as vagas são para ingresso no semestre letivo 2023/2.
Ainda conforme o quadro de vagas divulgado no edital, as oportunidades estão distribuídas entre os campi da UFMT localizados em Araguaia (327 vagas), Cuiabá (375 vagas), Sinop (380 vagas) e Várzea Grande (92 vagas).
Parte das vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, cerca de metade das vagas são exclusivas para os candidatos que tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).
Os candidatos aprovados dentro do sistema de vagas deverão comprovar os critérios para garantir o direito à vaga.
Sobre a UFMT
Criada em 1970 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a UFMT é uma das principais instituições de ensino superior do Estado do Mato Grosso. Com sede em Cuiabá (capital), a universidade está presente também em diversos municípios do interior.
Além de ofertar cursos de graduação de diversas áreas nas modalidades presencial e EaD (Educação a Distância), a UFMT conta também com programas de pós-graduação, ofertando cursos de especialização, mestrado e doutorado.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também UVA oferta de mais de mil vagas através do Vestibular 2024 ; veja principais datas.