UFMS abre período de inscrição do Vestibular 2023 e do Passe

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu na segunda-feira, dia 26 de setembro, o período de inscrição para o Vestibular 2023 e para as três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de novembro.

De acordo com os editais, as inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do Portal de Ingresso UFMS. O valor da taxa de inscrição é R$ 100.

Os estudantes de baixa renda que se enquadram nos critérios indicados no edital poderão pedir a isenção de taxa de inscrição até o dia 3 de outubro. A divulgação do resultado da análise está prevista para o dia 13 de outubro.

Vagas

Ao todo, a UFMS está ofertando 5.525 vagas em 114 cursos para ingresso em 2023. Do total das vagas, 3.347 são para o Vestibular, enquanto outras 1.089 vagas são para os aprovados na 3ª e última etapa do Passe.

Os editais indicam ainda que as oportunidades são para os campi de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal. 

Vestibular 2023

Segundo o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2023 está marcada para o dia 4 de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul).  A UFMS recomenda a leitura das seguintes obras para o Vestibular 2023:

  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Esaú e Jacó, de Machado de Assis;
  • Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto;
  • Viagem e Vaga música, de Cecília Meireles;
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • O encontro marcado, de Fernando Sabino.
  • Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles;
  • Cinzas do Norte, de Milton Hatoum;
  • Vias do infinito ser, de Rubenio Marcelo.

Conforme o edital, os locais de aplicação serão nas seguintes cidades: Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Passe 

As provas das 1ª, 2ª e 3ª etapas do Passe 2022-2023 serão aplicadas no dia 11 de dezembro, das 8h às 13h. O conteúdo das provas varia de acordo com a etapa, assim como a lista de livros cobrados. 

  • 1ª etapa: Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga; Esaú e Jacó, de Machado de Assis; e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
  • 2ª etapa: Viagem e Vaga música, de Cecília Meireles; Sagarana, de Guimarães Rosa; e O encontro marcado, de Fernando Sabino.
  • 3ª etapa: Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles; Cinzas do Norte, de Milton Hatoum; e Vias do infinito ser, de Rubenio Marcelo.

Resultados

Segundo o cronograma, o resultado preliminar está previsto para 23 de janeiro de 2023, enquanto o resultado final será liberado em 6 de fevereiro.

Veja mais informações no Manual do Candidato.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp libera resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.