UFJF encerra inscrições para o PISM 2024

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, o período de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism2024. Os interessados têm até as 23h59 de hoje (horário de Brasília) para se inscrever. 

A UFJF é uma das principais instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais, tendo o Pism, seu vestibular seriado, como uma das principais seleções para ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. 

Através do Pism a universidade avalia o desempenho dos estudantes ao longo do Ensino Médio. Desse modo, ao final de cada ano letivo o candidato passa por uma prova. Cada módulo do Pism corresponde à uma série do Ensino Médio:

  • Módulo I: 1ª série
  • Módulo II: 2ª série
  • Módulo III: 3ª série

Somente ao concluir o Ensino Médio, no Módulo III, os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela universidade, com o somatório das médias obtidas nas três etapas do Pism. Veja a seguir como participar dessa edição!

PISM 2024: Inscrições

A UFJF está recebendo as inscrições para o Pism 2024 exclusivamente on-line. De acordo com as orientações dos editais, os candidatos devem acessar o site de Ingresso da UFJF, escolher o módulo e preencher o formulário de inscrição. 

Todos os candidatos devem informar os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Aqueles que se inscreverem no Módulo III deverão informar a opção de curso de graduação escolhida. Além disso, é necessário indicar se deseja participar do processo seletivo em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

Os candidatos não isentos devem pagar uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para participar do Pism 2024. O prazo para pagamento é 14 de setembro. 

A UFJF já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado já está disponível. Conforme estabelecido no edital, têm direito ao benefício os candidatos que: 

  • estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • tenham cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Provas do PISM 2024

A UFJF aplicará as provas dos três módulos do Pism 2024 nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 17h30 (horário de Brasília). 

Os locais de prova serão nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais. Além disso, a UFJF também aplicará as provas em Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.

As provas serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, variando de acordo com o módulo/série.

Haverá também provas específicas para candidatos a alguns cursos. Desse modo, os candidatos deverão enviar vídeo referente à avaliação de Habilidades Específicas entre 2 e 4 de outubro. A aplicação da Prova presencial Habilidade Específica está prevista para 29 de outubro.

UFJF abre período de inscrição para o PISM 2024
O Pism 2024 será aplicado em municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Imagem: Divulgação

Vagas para o Módulo III

Ao todo, a UFJF está ofertando 2.303 vagas para 76 cursos de graduação, sendo 66 cursos ministrados no campus de Juiz de Fora e 10 cursos ministrados em Governador Valadares.

Parte das vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, metade das oportunidades são para estudantes egressos de escolas da rede pública, para pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência. 

Resultados

A universidade deve liberar as notas do Módulo III no dia 31 de janeiro de 2024. Já a divulgação do resultado final, com a lista de classificados em 1ª chamada, está prevista para o dia 28 de fevereiro de 2024.

As notas das provas Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024, enquanto os desempenhos finais dessas etapas serão divulgados no dia 5 de abril.

Acesse o edital do Pism na íntegra para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.