A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu prorrogar a alteração do conteúdo programático do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Desse modo, a universidade só deve reformular a avaliação em 2023.
Anteriormente, a UFJF pretendia dar início à reformulação do Pism neste ano. Com a decisão de adiar a reformulação, as alterações só devem entrar em vigência a partir do edital que será publicado em 2023. A mudança do Pism será gradativa e aplicada a partir do módulo I da seleção.
Nesse sentido, a próxima edição do Pism contará com o mesmo conteúdo programático e estrutura.
A instituição informou que a decisão foi tomada após a revisão do cronograma de trabalho e com base na suspensão de dois anos de aulas presenciais, em decorrência da pandemia de Covid-19, que impactou significativamente no processo de organização das escolas e na vida dos estudantes.
Consulta pública
A reformulação do conteúdo programático do Pism é necessária em decorrência da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma curricular do ensino médio.
Por isso, a UFJF criou dez comissões para a elaboração de propostas para apreciação em consulta pública. As comissões estão divididas de acordo com as competências cobradas no Pism, que são: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia.
A UFJF realizou a consulta pública sobre as propostas apresentadas no período de 25 de abril a 8 de maio. Após a consulta, o grupo de trabalho deve dar continuidade à reformulação levando em consideração também as sugestões enviadas.
Veja mais informações no site da universidade.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC abre o prazo para adesão das instituições ao SiSU 2022/2; saiba mais detalhes.