UFGD abre inscrições para o Vestibular de Refugiados (PSAH-2023/2)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma instituição de ensino superior criada em 2005 com sede principal em Dourados, Mato Grosso do Sul.

A instituição possui uma oferta de cursos muito variada e, assim, não é de se surpreender que muitos candidatos queiram estudar na UFGD.

Com o objetivo de oferecer ajuda humanitária, a UFGD anunciou a abertura das inscrições do PSAH-2023/2, o processo seletivo destinado a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária, portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária. 

Ficou interessado e quer saber mais? Então continue lendo o artigo de hoje para entender como o PSAH-2023/2 irá funcionar. 

PSAH-2023/2: inscrições começam nesta segunda-feira (17) 

Nesta segunda-feira, dia 17 de julho, a UFGD anunciou o início do período de inscrições para o PSAH-2023/2 da instituição. 

O processo seletivo é destinado a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária, portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e para portadores de autorização de residência por reunião familiar. Para participar do vestibular, os candidatos deverão se encaixar em alguma das categorias mencionadas. 

Além disso, outra condição necessária para participação é que os candidatos sejam nacionais de outro país ou sejam sem nacionalidade. Por fim, também serão considerados refugiados os candidatos que forem membros do grupo familiar que dependa economicamente do refugiado.

Inscrições PSAH-2023/2
Os candidatos deverão consultar os critérios para verificarem se podem participar do PSAH-2023/2. Imagem: UFGD/Reprodução

Todos os candidatos poderão se inscrever de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da UFGD. Para se inscrever, os candidatos devem realizar um cadastro na plataforma mencionada. O prazo para realizar a inscrição termina no dia 28 de julho

De acordo com o edital do PSAH-2023/2, os candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverão enviar os pedidos e a documentação necessária entre os dias 17 e 28 de julho. 

PSAH-2023/2: provas 

O PSAH-2023/2 da UFGD prevê a aplicação de uma prova para todos os candidatos no dia 13 de agosto, das 09h às 11h.

Os locais de prova dos candidatos serão divulgados no dia 08 de agosto, a partir das 17h. 

A prova será aplicada em fase única e será formada por uma proposta de redação Os candidatos deverão escrever o texto em língua portuguesa e esse poderá receber nota máxima de 10 pontos. 

Segundo o edital, os participantes que obtiverem nota superior a zero, mas não forem aprovados no curso desejado, poderão se candidatar a outro curso da UFGD.

Acesse o edital do PSAH-2023/2 para consultar mais informações sobre o funcionamento do processo seletivo da UFGD. 

PSAH-2023/2: oferta de vagas

Por meio do PSAH-2023/2, a UFGD irá oferecer 282 vagas para diversos cursos de graduação oferecidos nas modalidades bacharelado e licenciatura.

A lista completa do número de vagas e dos cursos oferecidos pode ser consultada diretamente no edital do vestibular. Dentre os cursos disponíveis, podemos citar: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática e Zootecnia.

Todos os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2023. O semestre irá começar no dia 25 de setembro de 2023. 

PSAH-2023/2: divulgação dos resultados 

O resultado preliminar do PSAH-2023/2 será divulgado para todos os participantes no dia 23 de agosto. O documento estará disponível na página do processo seletivo

Os candidatos poderão enviar recursos quanto ao resultado preliminar até o dia 24 de agosto. Por fim, o resultado final do PSAH-2023/2 será divulgado no dia 25 de agosto, a partir das 17h. 

Os aprovados no vestibular deverão realizar os procedimentos de matrícula a partir do dia 28 de agosto. A UFGD ainda irá divulgar mais informações sobre o funcionamento da matrícula.

Veja também: Vestibulares 2024: cronogramas das principais provas do país foram liberados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.