UFAM abre inscrições para o PSI 2024

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abriu nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, o período de inscrição para o Processo Seletivo para o Interior (PSI2024. Trata-se de uma seleção exclusiva para os cursos de graduação da UFAM ofertados nos campi do interior do Estado do Amazonas.

De acordo com o cronograma, a UFAM receberá as inscrições para essa edição do PSI até o dia 19 de outubro. Poderão se inscrever os estudantes que estão concluindo ou que têm o Ensino Médio completo. 

Segundo divulgado pela universidade, esse processo seletivo visa o preenchimento de mais de 500 vagas para ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. Confira a seguir como se inscrever e como será o processo de seleção!

PSI 2024: Inscrições abertas

Ainda de acordo com o edital, as inscrições para o PSI 2024 estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da Compec (Comissão Permanente de Concursos) e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

O requerimento de inscrição solicita diversas informações pessoais e escolares do candidato. Além disso, o estudante deverá informar no momento da inscrição uma opção de curso de graduação/ campus e indicar se deseja concorrer às vagas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Conforme indicado no edital, o valor da taxa de inscrição é R$ 100,00 (cem reais). Para efetivar a inscrição, os candidatos não isentos devem pagar esse valor até o dia 20 de outubro.

A UFAM já recebeu os pedidos de isenção da taxa e o resultado já está disponível. Puderam solicitar o benefício estudantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

UFAM divulga edital do PSI 2024; confira período de inscrição
As inscrições seguem abertas até 19 de outubro. Imagem: Divulgação

Provas do PSI 2024

Para fins de classificação dos inscritos, a UFAM aplicará uma prova composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Conforme estabelecido pela universidade, haverá locais de prova nas cidades do interior do Amazonas para as quais há oferta de vagas. 

De acordo com o cronograma, a UFAM aplicará as provas do PSI 2024 nos dias 19 e 20 de novembro. De acordo com o edital, em ambos os dias, a aplicação será no período da manhã, das 8h15 às 13h15 (horário oficial de Manaus).

No 1º dia de prova a UFAM vai aplicar uma avaliação composta por uma posposta de Redação em Língua Portuguesa e por 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e História.

No 2º dia de prova, a universidade aplicará uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre assuntos de Geografia, Física, Biologia e Química.

Vagas ofertadas

A oferta total da UFAM é de 569 vagas através do PSI 2024. As oportunidades são para o 1º semestre de 2024 e são para cursos de graduação presenciais. 

O PSI visa o preenchimento de diversas vagas em diversos cursos de graduação ministrados nos campi da UFAM no interior do Amazonas. Portanto, as oportunidades ofertadas estão distribuídas entre os campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

A UFAM reserva cerca de metade das vagas de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, há vagas reservadas para estudantes egressos da rede pública de ensino, para estudantes de baixa renda e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Resultado

A divulgação dos gabaritos preliminares será no dia 20 de novembro, logo após o término da aplicação das provas. Os interessados poderão interpor recursos nos dias 21 e 22 seguintes.

Já a publicação do resultado final do PSI 2024, com a lista de convocados em 1ª chamada, está prevista para o dia 19 de janeiro de 2024.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra.

Leia também Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja aqui os cursos mais concorridos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.