Uesb aplica prova de Seleção para Portadores de Diploma

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realiza nesta segunda-feira, dia 5 de junho, a aplicação das provas do Processo Seletivo para Portadores de Diploma que desejam iniciar um novo curso de graduação. Haverá locais de prova nas cidades do interior da Bahia para as quais há oferta de vagas: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

A aplicação das provas acontecerá durante todo o dia, em horários que variam de acordo com o curso pretendido.  Os locais e horários de aplicação das provas podem ser acessados no site da Uesb.

Os candidatos deverão chegar aos locais de provas designados pelos colegiados dos cursos pretendidos com antecedência. Além de apresentar documento oficial de original de identificação com foto para ter acesso ao local de prova, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta para responder a avaliação.

Participam desse processo seletivo apenas estudantes que têm o Ensino Médio completo e que possuam diploma de graduação. Os interessados puderam se inscrever de forma virtual, até o dia 10 de maio.

Provas

De acordo com o edital, a prova aplica nesta segunda-feira (5) consistirá numa proposta de escrita de redação sobre tema da atualidade. Ainda conforme o edital, o tema da redação definido através de sorteio, ocorrerá antes do início da prova, na presença dos candidatos. A Uesb divulgou com antecedência uma lista contendo 03 (três) temas e as sugestões bibliográficas para a prova escrita. Com caráter dissertativo, a prova terá duração de três horas.

Conforme o edital, para obter aprovação nesse exame, é necessário obter nota mínima de 5 pontos (em uma avaliação de 0 a 10).

O edital do processo seletivo indica ainda a classificação dos candidatos irá considerar o desempenho por eles obtidos em duas etapas: prova de redação e análise do histórico escolar. Desse modo, além da nota da prova de redação será considerado também as notas obtidas pelo candidato durante o seu primeiro curso de graduação.

Nesse sentido, a nota final será o resultado, com peso, dessas duas avalições, sendo 70% para a prova dissertativa e 30% para o histórico.

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital, esse processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano. Ao todo, a Uesb está ofertando 367 vagas para os três campi da Universidade. Do total das vagas, 160 são para o campus de Vitória da Conquista, 74 para Jequié e 133 para Itapetinga. A Uesb reserva parte das vagas para a seleção de Servidor Efetivo.

Para o Campus de Vitória da Conquista, há vagas nos seguintes cursos: Administração – Bacharelado (Vespertino); Agronomia – Bacharelado (Diurno); Ciências Sociais – Licenciatura (Matutino); Cinema e Audiovisual – Bacharelado (Matutino); Direito – Bacharelado (Matutino); Geografia – Licenciatura (Noturno); História – Licenciatura (Noturno); Letras Vernáculas – Licenciatura (Vespertino); Pedagogia – Licenciatura (Matutino).

As vagas disponíveis para o Campus Jequié são nos cursos de Enfermagem – Bacharelado (Diurno); Letras – Licenciatura (Matutino); Matemática com Enf. Informática – Licenciatura (Noturno); Odontologia – Bacharelado (Diurno); Pedagogia – Licenciatura (Noturno); e Química – Bacharelado (Diurno).

Por fim, para o Campus de Itapetininga, a Uesb está ofertando vagas para as graduações de Ciências Biológicas – Bacharelado (Diurno); Pedagogia – Licenciatura (Matutino); e Zootecnia – Bacharelado (Diurno).

Resultados e matrícula

A divulgação do resultado final, com a lista de convocados para as matrículas, está prevista para o dia 12 de junho de 2023. Os candidatos convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula de forma presencial, com a entrega dos documentos solicitado na secretaria do respectivo curso.

De acordo com o edital, os candidatos que se sentirem prejudicados com os resultados finais da seleção poderão interpor recursos no prazo de até 2 dias úteis após a publicação da lista de classificados para o preenchimento das vagas.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.