A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou na tarde de ontem, dia 4 de janeiro, que voltará ao formato tradicional do Vestibular Estadual a partir da seleção de 2023. Nesse sentido, o Vestibular Estadual 2024 não será feito em um Exame Único, como tem sido feito nos últimos anos em decorrência da pandemia.
O modelo tradicional do Vestibular Estadual da UERJ conta com dois exames de qualificação e um exame discursivo. As provas abarcam assuntos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio.
A UERJ abre duas inscrições para o Exame de Qualificação, cujas questões são objetivas e de conhecimentos gerais. Poderão participar da próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Os candidatos que não atingirem esse percentual de acertos poderão tentar o segundo exame de qualificação.
O Exame Discursivo, por sua vez, é composto por uma redação em Língua Portuguesa e por questões discursivas de acordo com o curso de escolha. Poderão se inscrever no Exame Discursivo os aprovados no Exame de Qualificação. Nesta etapa, os estudantes escolhem o curso no qual desejam ingressar.
A UERJ divulgou também das principais datas para o Vestibular Estadual 2024. Segundo a universidade, o 1º Exame de Qualificação será realizado no dia 4 de junho de 2023, enquanto o 2º Exame de Qualificação está previsto para o dia 3 de setembro. Já a aplicação do Exame Discursivo está marcada para o dia 3 de dezembro.
A universidade não informou a data de publicação do edital e o período de inscrição para o processo seletivo de 2024.
Vestibular 2023
O Vestibular 2023, que contou com um Exame Único, está em andamento. O exame foi aplicado no dia 4 de dezembro de 2022 em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o cronograma, a publicação do resultado está prevista para o dia 1º de fevereiro.
Ao todo, UERJ está ofertando 6.256 vagas para ingresso em diversos cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2023. Há reserva de vagas para candidatos da rede pública, pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Acesse o site da UERJ para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também USP prorroga o período de inscrição da 1ª edição da seleção Enem USP 2023 até 31 de janeiro; saiba mais.