UEPA: resultado do Prosel 2024 já está disponível

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) é uma instituição de ensino superior pública que foi fundada no ano de 1993 e possui sede na cidade de  Belém, capital do Pará. 

A UEPA oferece muitas oportunidades e cursos de graduação para os seus alunos, atraindo novos estudantes todos os anos.

Os candidatos que participaram da última edição do Vestibular da UEG devem ficar atentos: nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a universidade publicou o resultado do Prosel 2024.

Dessa forma, para que você acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da UEPA. Vamos conferir!

Prosel 2024 UEPA: resultado foi divulgado nesta sexta-feira (26)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a UEPA publicou o resultado do Prosel 2024 na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro.

A lista de candidatos aprovados em primeira chamada foi publicada em formato PDF e está disponível no site oficial da UEPA. Não é necessário realizar login ou cadastro no site para visualizar o resultado.

Ficou com alguma dúvida sobre a divulgação dos resultados? Acesse o edital do Prosel 2024 e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Prosel 2024 UEPA: próximos passos

Segundo as informações publicadas pela UEPA, todos os candidatos convocados deverão realizar os procedimentos de pré-matrícula online entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro. Os estudantes já podem consultar a lista de documentos necessários e que deverão ser entregues no dia da matrícula.

Todos os participantes aprovados também deverão participar das matrículas presenciais, que acontecerão entre os dias 06 e 09 de fevereiro. Por fim, os candidatos que participaram do Prosel 2024 através das modalidades “cotas” deverão realizar o registro presencial entre os dias 05 e 06 de fevereiro.

Prosel 2024 UEPA: período de inscrições

As inscrições no Prosel 2024 da UEPA foram encerradas no dia  09 de novembro e os candidatos puderam se inscrever por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site oficial da UEPA.

Todos os estudantes deveriam pagar uma taxa de inscrição de R$ 100,00 para participar do processo seletivo da UEPA. Porém, a instituição também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos foram aceitos até o dia 30 de outubro e poderiam ser enviados por meio do site do Prosel 2024.

Puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que atendessem a um dos seguintes critérios:

  • Candidatos que concluíram ou irão concluir ainda em 2023 o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino no Estado do Pará;
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Servidores da UEPA ou seus dependentes;
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa foi divulgado pela UEPA no dia 01 de novembro e os estudantes puderam enviar recursos. Por fim, o resultado final e a lista dos candidatos contemplados foi divulgado no dia 06 de novembro.

Prosel 2024 UEPA: funcionamento do processo seletivo

Segundo as informações presentes no edital do processo seletivo, os candidatos não precisaram participar de nenhum tipo de prova para concorrer às vagas oferecidas pelo Prosel 2024.

Prosel 2024 UEPA
Os participantes foram selecionados com base nas notas obtidas no ENEM 2023. Imagem: UEPA/Reprodução

Nesta edição do Vestibular, a UEPA selecionou os seus futuros alunos exclusivamente com base nas notas obtidas no ENEM 2023. A pontuação final dos candidatos no processo seletivo foi calculada por meio da média aritmética das notas obtidas pelos participantes nas cinco provas do ENEM.

Prosel 2024 UEPA: oferta de vagas

Nesta edição do processo seletivo, a UEPA ofereceu 3.586 vagas para cursos variados ministrados na instituição. Do total, 1.438 vagas foram destinadas aos cursos ministrados na unidade da instituição em Belém/PA e o restante (2.148) para os cursos ministrados em outras cidades do interior do Pará.

Da vagas, 1.756 vagas foram destinadas aos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA e 990 vagas foram direcionadas para os cursos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Também foram oferecidas 840 vagas para os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Além disso, é importante ressaltar que a UEPA usou o sistema de reserva de vagas (cotas) nesta edição do processo seletivo. As vagas foram distribuídas da seguinte maneira:

  • 30% das vagas: estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino;
  • 20% das vagas: estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em escola pública e se autodeclararem negros ou indígenas;
  • 50% das vagas: para os estudantes que cursaram ao menos uma série do ensino médio ou equivalente em uma escola privada.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.