UEPA recebe inscrições para Processo Seletivo 2024

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) abriu nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, o período de inscrição para o Processo Seletivo Específico 2024. Conforme o cronograma, a UEPA receberá as inscrições até as 23h59 do dia 31 de outubro (horário de Brasília). 

A seleção visa o preenchimento de vagas em dois cursos de graduação: Licenciatura em Letras Libras e Licenciatura em Música. De acordo com a UEPA, as vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2024.

Nesse sentido, o Processo Seletivo 2024 é uma ótima oportunidade para os estudantes que têm o Ensino Médio completo e que desejam formação em uma dessas áreas contempladas. Veja a seguir como se inscrever e como será o processo de seleção para o preenchimento das vagas!

Prédio do Campus XX da UEPA. Imagem: Divulgação
Prédio do Campus XX da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Imagem: Divulgação

Como se inscrever?

De acordo com as orientações da UEPA, as inscrições para o Processo Seletivo Específico 2024 estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Poderão se inscrever pessoas que já concluíram ou que concluirão ainda neste ano o Ensino Médio.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site da UEPA e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. No momento  da inscrição, os candidatos deverão apresentar todos os dados pessoais e escolares solicitados. 

Além disso, os estudantes deverão informar no momento da inscrição se desejam concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou às vagas reservadas. Os candidatos ao curso de Libras deverão indicar também e irão concorrer às vagas para Surdos ou par Ouvintes.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais). O prazo para pagamento é 1º de novembro.

Isenção da taxa

Os editais preveem a concessão da isenção da taxa de inscrição para os candidatos que não podem arcar com o pagamento. De acordo com o cronograma, os pedidos serão recebidos até o dia 21 de outubro. 

Poderão solicitar a gratuidade os candidatos em situação de Hipossuficiência Econômica, servidores da UEPA e seus dependentes e também Pessoas com Deficiência (PcD). As solicitações deverão ser feitas exclusivamente on-line, por meio do sistema de inscrição. 

Processo de seleção

A classificação dos candidatos ao curso de Música será estabelecida por meio da aplicação de duas provas:

  • Prova I: Prova de Redação;
  • Prova II: Prova Específica de Música. 

A prova específica abordará Conteúdo Musical, avaliando conhecimentos musicais e percepção de gêneros e formas musicais, e Execução Musical, onde os candidatos deverão executar uma música de livre escolha em instrumento ou voz.

A seleção para o curso de Licenciatura em Letras-Libras também contará com a aplicação de provas sobre conhecimentos específicos. Nesse sentido, a prova de seleção incluirá três partes objetivas, abordando conhecimentos específicos de Libras, Língua Portuguesa e Matemática, além de uma parte discursiva de produção escrita.

Oferta de vagas

Ao todo, a UEPA está ofertando 94 vagas para o curso de Licenciatura em Música. As oportunidades são para os campi de Belém, Bragança e Santarém. Para o curso de Licenciatura em Letras-Libras, a oferta é de 44 vagas. O curso será ministrado no Campus I, em Belém.

Do total das vagas, 30% estão destinadas a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio em instituições públicas de ensino regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde 2022, a UEPA tem realizado um processo seletivo especial para pessoas com deficiência auditiva, como parte de suas iniciativas de inclusão.

Acesse o site da UEPA para mais informações.

Leia também IF Sudeste MG encerra nesta segunda-feira (16) o período de inscrição do Processo Seletivo 2024/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.