UEMA recebe inscrições para o PAES 2024 até a próxima sexta-feira (11)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com o período de inscrição aberto para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2024. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até a próxima sexta-feira, dia 11 de agosto. 

Desse modo, os interessados em participar do processo seletivo devem aproveitar os últimos dias para a inscrição, que está sendo recebida de forma virtual. O cadastro no PAES 2024 poderá ser feito até as 23h59 do dia de inscrição, conforme o horário oficial de Brasília. 

PAES 2024: Como se inscrever?

Conforme as orientações do edital do PAES 2024, a UEMA está recebendo as inscrições exclusivamente por meio do site da universidade.

Portanto, os interessados devem acessar a página eletrônica do PAES para se inscrever. Após criar um cadastro para acessar o sistema, o estudante deverá preencher o requerimento de inscrição. É necessário informar uma opção de curso e escolher a modalidade de seleção (ampla concorrência ou cotas). 

No momento da inscrição, o candidato também deve informar a opção de língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e escolher uma cidade para a realização da prova.

Após enviar as informações, é necessário gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos não isentos devem pagar a taxa até o dia 12 de agosto para efetivar o cadastro. Conforme o edital, o valor da taxa é de R$ 85,00.

Isenção da taxa 

UEMA já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao PAES 2024. Os interessados puderam enviar as solicitações entre os dias 24 de abril e 26 de maio. O resultado final das solicitações já está disponível no site da UEMA. 

PAES 2024: Provas

A prova do Processo Seletivo PAES é constituída de questões objetivas de múltipla escolha e de produção textual, será realizada em uma única etapa.

De acordo com o cronograma da UEMA, a aplicação das provas do PAES 2024 está marcada para o dia 23 de novembro de 2023. O edital indica ainda que a aplicação terá duração de cinco horas, ocorrendo no período das 13h30 às 18h30.

Haverá locais de prova nas seguintes cidades: São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Vestibular UEMA
Os locais de prova do PAES 2024 serão nas cidades para as quais há oferta de vagas. Imagem: UEMA/ Divulgação

Composição das provas

Desse modo, os candidatos responderão a questões sobre assuntos dos componentes curriculares do Ensino Médio, abarcando conhecimentos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, os estudantes farão uma prova de redação em Língua Portuguesa sobre tema da atualidade. 

A UEMA divulgou com antecedência a lista de obras literárias cobradas nas provas. De acordo com a universidade, além de estudar a estrutura e o contexto histórico, político e social, os estudantes devem ler na íntegra as seguintes obras:

 
  • “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo;
  • “Mar Morto”, de Jorge Amado;
  • “Primeiros Cantos”, de Antônio Gonçalves Dias.

A universidade ainda não informou o número de vagas ofertadas nessa edição. Em breve a UEMA publicará um edital com demais informações sobre o PAES com ingresso de novos alunos em 2024. 

Oferta de vagas

O PAES é um dos processos seletivos da UEMA que visa a seleção de novos alunos para ingresso nos cursos de graduação da universidade ofertados de forma presencial. Além disso, o PAES conta com a oferta de oportunidades para ingresso na UEMASUL. 

Ao todo, a UEMA está oferecendo 4.713 vagas para ingresso no 1º e no 2ºsemestres de 2024, distribuídas entre os diferentes campi da instituição. Já a oferta da UEMASUL é de  780 vagas.

Leia também UECE abre nesta segunda-feira (7) o período para pedidos de isenção da taxa referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.