UEMA encerra inscrições para o PAES 2024

Após prorrogação, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerra nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, o período de inscrição para Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2024. De acordo com a universidade, os interessados têm até as 23h59 para fazer o cadastro.

O PAES é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação ofertados pela UEMA. Além disso, o processo seletivo conta também com a oferta de vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

PAES 2024: Como se inscrever?

De acordo com as orientações do edital de abertura do PAES 2024, as inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, para se inscrever, os interessados devem acessar o site da UEMA e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

É necessário fazer login com cadastro já existente ou criar um cadastro no sistema. Assim, o estudante será direcionado para a inscrição. Antes de preencher a inscrição, será necessário responder ao ‘Questionário Socioeconômico e Cultural – PAES 2024’.

Em seguida, o candidato deve informar todos os dados pessoais, de contato e escolares no momento da inscrição. Além disso, é necessário indicar uma opção de curso de graduação e a modalidade de seleção (ampla concorrência ou cotas). Outras informações solicitadas no formulário eletrônico de inscrição são a opção de língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e escolher uma cidade para a realização da prova.

Após o preenchimento do formulário e enviar as informações, os candidatos devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o cronograma, os pagamentos deverão ser feitos até o dia 19 de agosto. A taxa de inscrição é no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

A aplicação das provas do PAES 2024 está marcada para o dia 23 de novembro. Imagem: UEMASUL/ Divulgação
A aplicação das provas do PAES 2024 está marcada para o dia 23 de novembro de 2023. Imagem: UEMASUL/ Divulgação

Provas do PAES 2024

Conforme indicado no edital, para classificar e selecionar os inscritos no PAES 2024, a UEMA aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio em apenas uma fase. A aplicação das provas do PAES 2024 está marcada para o dia 23 de novembro de 2023. O edital indica ainda que a aplicação acontecerá à tarde, das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília), com duração de cinco horas.

Haverá locais de prova nas cidades para as quais há oferta de vagas: São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

A prova aplicada pela UEMA contará com questões objetivas sobre assuntos de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. A universidade aplicará também uma prova de redação em Língua Portuguesa. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo argumentativo sobre o tema proposto.

Lista de obras literárias

A UEMA divulgou com antecedência a lista de obras literárias cobradas nas provas. De acordo com a universidade, além de estudar a estrutura e o contexto histórico, político e social, os estudantes devem ler na íntegra as seguintes obras:

  • “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo;
  • “Mar Morto”, de Jorge Amado;
  • “Primeiros Cantos”, de Antônio Gonçalves Dias.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UEMA é de 4.713 vagas para ingresso no 1º e no 2ºsemestres de 2024, distribuídas entre os diferentes campi da instituição. Já a oferta da UEMASUL é de 780 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. As universidades ainda não divulgaram a data de publicação do resultado final.

Acesse o site da UEMA para mais detalhes.

Leia também MEC libera resultado da lista de espera do PROUNI 2023/2; candidatos já podem consultar a lista de pré-selecionados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.