UEMA divulga edital do PAES 2023; veja período de inscrição

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) publicou o edital com as regras, procedimentos e datas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2023. Nesta edição, a oferta é de mais de 4 mil vagas para diversos cursos de graduação. 

De acordo com o edital, o período de inscrição do PAES 2023 será de 25 de julho a 9 de setembro. Os interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente on-line, por meio do site da UEMA.

O edital indica ainda que a confirmação da inscrição só será feita mediante o pagamento da taxa, cujo valor será de R$ 85,00, dentro do prazo estabelecido. A UEMA deve liberar a confirmação de inscrição no dia 21 de novembro.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição já foram recebidos. Os candidatos poderão consultar o resultado por meio do site da universidade. Os isentos também deverão realizar o procedimento de inscrição no período indicado. 

Provas do PAES 2023

A aplicação das provas do PAES 2023 está marcada para o dia 27 de novembro e terá duração de cinco horas (das 13h30 às 18h30). A avaliação será composta por uma prova de redação e por 60 questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio.

Para as questões de Língua Portuguesa e Literatura e para a prova de redação, a UEMA recomenda a leitura das seguintes obras literárias:

  • “Cazuza”, de Viriato Correia;
  • “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti;
  • “Perto do coração selvagem”, de Clarice Lispector.

Os locais de prova serão nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Vagas e resultados

De acordo com o edital, a oferta total para o PAES 2023 é de 4.320 vagas para os cursos da UEMA e de 905 vagas para os cursos da UEMASul. 

A universidade deve liberar o gabarito preliminar no dia 27 de novembro, enquanto o gabarito definitivo é esperado para o dia 9 de dezembro. A publicação do resultado final está prevista para o dia 12 de janeiro de 2023.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Univesp publica lista da 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.