UEM encerra inscrições para Vestibular de Verão 2023

Estão sendo oferecidas 1.211 vagas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Maringá, Paraná.

A UEM oferece uma série de oportunidades e de cursos para os seus estudantes, atraindo vestibulandos de todas as partes do Brasil.

O calendário da próxima edição do processo seletivo da UEM já foi divulgado e os candidatos devem ficar atentos: as inscrições para o Vestibular de Verão 2023 terminam nesta segunda-feira, 09 de outubro.

Dessa maneira, para que você ainda consiga fazer a sua inscrição, separamos um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular de Verão 2023 da UEM. Confira!

Vestibular de Verão UEM 2023: inscrições terminam nesta segunda (09)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, as inscrições para a próxima edição do Vestibular de Verão terminam neste segunda-feira, dia 09 de outubro.

Os candidatos poderão se inscrever somente de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Vestibular de Verão da UEM. Não será possível realizar a inscrição de outra maneira.

No momento da inscrição, os participantes deverão indicar algumas informações importantes, como:

  • Opção de curso: os candidatos poderão selecionar até três cursos distintos em ordem de preferência;
  • Língua estrangeira: o participante deverá escolher uma língua estrangeira dentre Espanhol, Francês ou Inglês;
  • Modalidade de participação: ampla concorrência ou sistema de cotas;
  • Cidade de realização da prova: o candidato deverá escolher uma cidade para fazer a prova do vestibular. As opções são: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição? Então acesse o edital do Vestibular de Verão da UEM e confira mais informações!

Vestibular de Verão UEM 2023: taxa de inscrição

Será preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 177,00 para participar do Vestibular de Verão da UEM. O pagamento poderá ser efetuado através de boleto bancário até o dia 11 de outubro.

UEM
Os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do Vestibular de Verão da UEM. Imagem: AEN/Reprodução

O pagamento é, ainda, fundamental para efetivar a inscrição no processo seletivo. A UEM irá divulgar a lista com os nomes dos candidatos que tiveram as inscrições homologadas a partir do dia 16 de outubro.

Vestibular de Verão UEM 2023: isenção da taxa de inscrição

É importante ressaltar que a UEM também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. O benefício poderia ser solicitado pelos participantes que atendessem aos seguintes critérios:

  • Estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Forem membros de família de baixa renda, com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.

Os pedidos foram recebidos pela UEM até 06 de setembro. O resultado preliminar das solicitações de isenção da taxa serão divulgados no dia 19 de setembro, enquanto o resultado final foi liberado em 26 de setembro.

Vestibular de Verão UEM 2023: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular de Verão, a UEM está oferecendo 1.211 vagas para diversos ministrados nos campi da instituição. Do total de vagas para cada curso, turno e campus, 20% será destinado ao sistema de cotas.

Poderão participar do Vestibular de Verão por meio do sistema de cotas os candidatos que atenderam a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Cursaram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em Instituição Pública de Ensino;
  • Estão inscritos no CadÚnico de família de baixa renda e possuem renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Todos os candidatos aprovados irão ingressar em 2024 e já é possível consultar a lista completa com todos os cursos está disponível no edital do processo seletivo.

Vestibular de Verão UEM 2023: funcionamento das provas

O Vestibular de Verão 2023 da UEM prevê a aplicação de uma prova para todos os candidatos inscritos no processo seletivo. O exame será realizado no dia 10 de dezembro e os estudantes poderão consultar os locais de prova a partir de 10 de novembro.

As provas do Vestibular de Verão da UEM serão formadas por  50 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, os participantes também deverão escrever uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora.

Vestibular de Verão UEM 2023: gabarito e resultados

O gabarito preliminar da prova da UEM será divulgado para os candidatos no dia 11 de dezembro, a partir das 10h.

Por fim, a UEM irá divulgar o resultado final do Vestibular de Verão 2023 no dia 25 de janeiro de 2024, a partir das 10h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.