UEM abre período de inscrição para Vestibular de Inverno 2023

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu o período de inscrição para o Concurso Vestibular de Inverno 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de julho de 2023. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos ainda no 2º semestre letivo deste ano.

Conforme as orientações do edital, as inscrições serão recebidas de forma virtual. Desse modo, para se inscrever os candidatos deverão acessar o site CVU (Comissão do Vestibular Unificado) e realizar o preenchimento do formulário de inscrição.

No momento da inscrição, os candidatos deverão informar todos os dados pessoais e escolares solicitados e também a opção de curso de graduação desejada. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, até 12 de julho. 

Isenção da taxa

O edital de abertura do Vestibular de Inverno 2023 prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para candidatos que são membros de famílias de baixa renda. 

Nesse sentido, os estudantes que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 12 de junho. Todos os estudantes interessados em solicitar a isenção devem apresentar documentação que comprove sua condição de forma virtual, no site da CVU.

De acordo com o cronograma, a publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 20 de junho, cabendo a interposição de recursos. Já a publicação do resultado final da isenção está prevista para o dia 27 seguinte.

Vestibular de Inverno 2023

A classificação dos inscritos nesse processo seletivo será feita a partir do desempenho por eles obtidos em exame aplicado pela UEM. A universidade divulgará os locais de prova no dia 27 de julho de 2023. 

Conforme indicado no edital, a aplicação da prova está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos das disciplinas ministradas durantes o Ensino Médio. Nesse sentido, a prova abarcará conhecimentos de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Além da prova objetiva, a UEM aplicará também uma prova de redação em Língua Portuguesa. No texto o estudante deverá demonstrar dominar a norma padrão da língua e conhecimento sobre o tema proposto.

Os estudantes interessados em participar desse processo seletivo já podem conferir todo o conteúdo programático das provas no site da UEM. Entre as obras literárias recomendadas para o exame estão:

  • “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
  • “Menino de engenho”, de José Lins do Rego;
  • “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UEM para o Vestibular de Inverno 2023 é de 1.170 vagas para ingresso no 2º semestre. As oportunidades são para cursos de graduação presenciais ministrados em diversos campi da universidade.

Haverá a reserva de parte das vagas para o cumprimento das políticas de ações afirmativas da UEM. Desse modo, as vagas reservadas estão distribuídas entre os seguintes grupos:

  • 372 vagas para as cotas sociais;

  • 216 vagas para cotas sociais para candidatos negros;

  • 77 vagas para candidatos negros;

  • 66 vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Resultado

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 18 de setembro. A UEM ainda não informou as datas das matrículas, mas deve divulgar as orientações e documentos necessários para o registro acadêmico na mesma data de divulgação do resultado final.

Acesse o site da UEM para mais informações. 

Leia também Unic e Uniderp abriram o período de inscrição para o Vestibular Unificado de Medicina 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.