UEM abre período de inscrição do Vestibular e do PAS 2022

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou nesta terça-feira (16) o período de inscrição para o Vestibular e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) de 2022. Os interessados poderão se inscrever até 21 de setembro.

As inscrições para o Vestibular e para o PAS 2022 devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site da UEM.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 23 do próximo mês. O valor da taxa de inscrição do PAS 2022 é de R$ 84, enquanto a inscrição no Vestibular 2022 custa R$ 167.

Isenção

Os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição do PAS e do Vestibular até o dia 24 de agosto. Conforme o edital, as solicitações deverão ser feitas através do site da instituição.

Poderão pedir a isenção da taxa de inscrição os estudantes que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que são membros de família de baixa renda. A renda exigida é de até meio salário-mínimo por pessoa.

A divulgação do resultado preliminar dos pedidos está prevista para 9 de setembro, com recebimento de recursos nos dias 12 e 13 seguintes. O resultado final das análises será publicado no dia 21 de setembro

Provas do PAS

O PAS é uma seleção seriada que acompanha o desempenho dos candidatos ao longo do ensino médio. Portanto, a participação em cada uma das etapas está condicionada ao ano de matrícula no ensino médio e a composição das provas também varia segundo a série do candidato. 

As provas das três etapas do PAS 2022 serão aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022, das 13h50 às 19h. As provas contarão com 40 questões e uma redação.

De acordo com o edital, as questões serão sobre os seguintes assuntos: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literatura e Língua Estrangeira. A 3ª etapa conta também com questões de Conhecimentos Específicos.

Provas do Vestibular

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2022 está marcada para o dia 12 de fevereiro de 2023. Os candidatos poderão consultar as informações sobre os locais de prova a partir de 12 de janeiro.

A avaliação será composta por uma prova de redação e por 50 questões objetivas sobre assuntos do ensino médio. Portanto, as questões objetivas serão sobre Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Conhecimentos Específicos.

Vagas e resultado

Conforme o edital, a oferta da UEM é de 754 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PAS 2022. Para o Vestibular 2022, a oferta é 2.368 vagas em cursos de graduação de diversas áreas.

Os resultados, com as listas de aprovados em 1ª chamada no PAS e no Vestibular, serão publicados no dia 23 de março.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest abre hoje o período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.