A Universidade Estadual de Goiás (UEG) publica nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o resultado do Vestibular 2023/2. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos em diversos cursos de graduação no 2º semestre letivo deste ano. O início das aulas do 2º semestre está marcado para 7 de agosto.
De acordo com o cronograma, a partir de hoje (10), os candidatos poderão consultar a lista de aprovados em 1ª chamada no site da UEG.
A universidade deve divulgar também o edital referente às matrículas da 1ª chamada. Segundo a UEG, os convocados deverão realizar os procedimentos para o registro acadêmico entre os dias 11 e 14 de julho, ou seja, até a próxima sexta-feira.
Os convocados podem consultar a lista de documentos necessários para a matrícula no edital de abertura do Vestibular 2023/2.
Entre a documentação solicitada está o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, pois o candidato convocado deverá comprovar a conclusão dessa etapa da educação básica, que é requisito legal para ingresso no ensino superior. A UEG pede também fotos 3×4 e documentos como CPF e RG do candidato.
Vestibular UEG 2023/2
Esse processo seletivo contou com a aplicação de provas em apenas uma etapa. A UEG aplicou as provas do Vestibular 2023/2 no dia 4 de junho (domingo), no período das 13h10 às 17h10 (horário oficial de Brasília). Houve locais de prova nas cidades de Anápolis, Ipameri, Itumbiara, Goiânia, Palmeiras de Goiás, Quirinópolis e São Luís de Montes Belos.
A universidade aplicou uma prova objetiva composta em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, segundo indicado previamente no edital da seleção.
A avaliação foi composta por 52 (cinquenta e duas) questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio. Desse modo, a prova abarcou assuntos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Artes e Matemática.
Os candidatos responderam também a uma prova de redação em Língua Portuguesa. Nessa prova a UEG solicitou a produção de um texto dissertativo de acordo com as regras da língua escrita culta e sobre um tema da atualidade.
Os candidatos puderam escolher uma entre as duas opções propostas apresentadas pela universidade sobre o seguinte tema: “O saber histórico na formação escolar: mero acúmulo de repertório sociocultural ou ferramenta para consciência crítica atuante?”.
Na primeira proposta, o gênero textual solicitado foi um artigo de opinião (dissertativo-argumentativo), enquanto na segunda proposta o gênero solicitado foi conto (narrativo).
Vagas e cotas
Conforme indicado no edital, a oferta total da UEG é de 450 (quatrocentas e cinquenta) vagas nesse processo seletivo. O documento indica ainda que as oportunidades contemplam 12 (doze) cursos de graduação de diversas áreas.
As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Biológicas; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Química Industrial; e Zootecnia.
Reserva de vagas
A UEG reserva parte das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com percentual de vagas exclusivo para candidatos que se autodeclaram negros, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, há vagas suplementares para quilombolas.
Os candidatos aprovados dentro de uma dessas vagas reservadas deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital para garantir o direito à vaga. A UEG divulgará as orientações para os procedimentos logo após a divulgação do resultado final. Portanto, os candidatos cotistas devem ficar atentos às publicações feitas no site da universidade.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.