A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) está com o período de inscrição aberto para o Vestibular de Inverno 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até o dia 22 de maio de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais).
Conforme as orientações do edital, os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UDESC. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, até o dia 23 de maio.
Isenção da taxa
O período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição chega ao fim nesta terça-feira, dia 2 de maio. Desse modo, os interessados em obter a gratuidade na isenção deverão solicitar o benefício até as 23h59 de hoje, por meio do site da UDESC.
Segundo o edital, podem solicitar o benefício inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
A publicação do resultado está prevista para o dia 8 de maio, com recebimento de recursos até o dia 9 de maio. Após a análise dos recursos, a UDESC publicará o resultado final dos pedidos até o dia 12 de maio.
Vestibular de Inverno 2023
A classificação dos inscritos no Vestibular de Inverno 2023 para o preenchimento das vagas será feita a partir do desempenho dos candidatos no exame aplicado pela UDESC. A consulta dos locais de prova ficará disponível a partir do dia 15 de junho.
Segundo o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 25 de junho de 2023 e acontecerá em dois turnos, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30.
Conforme indicado no edital, o exame contará com 100 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia e História) e com uma prova de redação em Língua Portuguesa. A UDESC também divulgou a lista de obras literárias que serão cobradas no exame:
- “O conto da mulher brasileira” – de Edla van Steen (Global Editora);
- “Cemitério dos Vivos” – de Lima Barreto (disponível na internet);
- “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – de Machado de Assis (disponível na internet);
- “Melhores Poemas” – de Paulo Leminski (Global Editora);
- “Os milagres do cão Jerônimo” – de Péricles Prade (Editora da UFSC).
Histórico Escolar
Há também a modalidade de seleção por histórico escolar, na qual a classificação irá considerar o desempenho dos candidatos durante o Ensino Médio. Para essa modalidade, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 22 de maio.
De acordo com o edital, é possível se inscrever para as duas modalidades simultaneamente, aumentando as chances de aprovação.
Vagas e resultados
A oferta total da UDESC é de 1.188 vagas para ingresso em 39 opções de cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EAD). Do total das vagas, 829 são para o vestibular tradicional, enquanto outras 394 vagas são para a seleção por histórico do ensino médio. Há reserva de parte das vagas para os estudantes que são egressos de escolas da rede pública e também para candidatos negros.
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado final de ambos os processos seletivos está marcada para o dia 12 de julho. Na mesma data a UDESC deve divulgar a convocação em 1ª chamada e as orientações para as matrículas.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também Inep divulga edital com as principais datas e procedimentos da 2ª etapa do Revalida 2023; saiba mais.