Udesc: inscrições abertas para o vestibular de inverno 2023

Todos os interessados já podem se inscrever

Udesc, Universidade do Estado de Santa Catarina, é uma instituição pública de ensino superior que oferece mais de sessenta cursos. O ingresso na instituição acontece duas vezes ao ano por meio de um vestibular.

Se você quer estudar na Udesc, está com sorte! As inscrições para o vestibular de inverno 2023 estão abertas. Quer saber mais? Continue lendo o artigo de hoje para conferir algumas informações muito importantes sobre o processo seletivo.

Vestibular de Inverno Udesc 2023: funcionamento

É importante que você entenda o funcionamento dos vestibulares da Udesc: eles acontecem duas vezes por ano e são denominados de “vestibular de inverno” e “vestibular de verão”.

As inscrições estão abertas para o vestibular de inverno. Ele acontece no primeiro de cada ano, com o objetivo de completar as vagas para o semestre seguinte.

Vestibular de Inverno Udesc 2023: inscrições

Como mencionado, as inscrições para o vestibular de inverno da Udesc estão abertas. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 22 de maio na página oficial do vestibular 2023.

No momento da inscrição, o candidato deverá selecionar uma língua estrangeira: Inglês ou Espanhol.

Para participar, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 110. Porém, também existe a possibilidade de solicitar a isenção das taxas.

Para solicitar a isenção, o candidato deve se encaixar em um dos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Ser doador de sangue em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Caso o candidato faça parte de uma dessas duas categorias, ele poderá enviar o pedido de isenção da taxa até o dia 2 de maio de 2023. Os resultados serão divulgados pela Udesc no dia 8 do mesmo mês.

Vestibular de Inverno Udesc 2023: oferta de vagas

Por meio do vestibular de inverno, a Udesc irá oferecer 829 vagas para 39 cursos nos formatos presencial e a distância. Também serão disponibilizadas mais 394 vagas, destinadas aos candidatos que irão concorrer por meio do histórico do ensino médio.

Do total de vagas disponíveis pelo vestibular de inverno, 20% serão destinadas para os candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Ainda, a Udesc reserva também 10% das vagas para candidatos negros.

Vestibular de Inverno Udesc 2023: provas

As provas do vestibular de inverno da Udesc serão aplicadas no dia 25 de junho de 2023. O exame será dividido em dois períodos: manhã (das 9h às 12h30) e tarde (das 15h às 19h30). 

A prova será formada por 100 questões de múltipla escolha sobre assuntos diversos das matérias estudadas ao longo do ensino médio. Os candidatos também deverão redigir uma redação em língua portuguesa.

No período da manhã, os candidatos responderão questões sobre assuntos das seguintes disciplinas: Matemática, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. A prova terá uma duração total de 3h30.

Os conteúdos de literatura brasileira irão envolver também questões sobre as obras que fazem parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular. Confira quais foram os livros escolhidos:

  • “O conto da mulher brasileira” – de Edla van Steen;
  • “Cemitério dos Vivos” – de Lima Barreto;
  • “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – de Machado de Assis;
  • “Melhores Poemas” – de Paulo Leminski;
  • “Os milagres do cão Jerônimo” – de Péricles Prade.

No período vespertino, os candidatos irão resolver questões de Física, Química, História, Geografia. Além disso, eles também deverão escrever uma redação. O exame terá duração de 4h30.

Tenha em mente que todos os candidatos devem participar dos dois períodos de provas: segundo o edital do vestibular da Udesc, a ausência em um dos períodos de realização de prova irá provocar a eliminação do candidato do processo seletivo.

Vestibular Udesc: divulgação dos resultados

O resultado do vestibular de inverno Udesc será divulgado no dia 12 de julho de 2023, no momento da ocasião da divulgação da primeira chamada com o nome dos aprovados.

A divulgação será realizada no próprio portal do vestibular da Udesc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.