Os meios de hospedagem seguem demonstrando uma recuperação significativa no país, de acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur).
Turismo: dados oficiais destacam o crescimento da ocupação de resorts brasileiros
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que no 3º trimestre do ano, a tendência crescente se manteve. Estudo da Resorts Brasil mostra que entre julho e setembro deste ano as propriedades alcançaram 63% de ocupação, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia, quando a taxa foi de 56%.
A divulgação oficial destaca que o crescimento no mês de setembro foi ainda maior, na ordem de 22%, tendo em vista que a taxa de ocupação nos resorts brasileiros passou de 52%, em 2019, para 64%, em 2022.
Dados da pesquisa
Em relação aos segmentos, durante o 3º trimestre do ano, os resorts de praia obtiveram 65% na taxa de ocupação (6% superior a 2019) e os de interior 59% (26% maior que em 2019).
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos resorts estão localizados na região Nordeste com 53,9%, seguida pelo Sudeste com 23,8% e Sul com 14,6%, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Perfil
A nova edição aponta que o perfil dos hóspedes se manteve estável em comparação de um ano para outro. As famílias estão presentes na maioria dos resultados com percentual correspondente a 72% em 2022; os casais representaram 15%, tanto em 2021 quanto em 2022; grupo de amigos foi de 8% no ano passado e neste também; e, hóspedes a trabalho obtiveram 1% em 2021; já em 2022 trabalho representou 4% e hóspedes 1%, segundo os dados oficiais.
Avaliação
A avaliação referente às notas dos hotéis foi analisada pelos comentários dos hóspedes em plataformas de reserva, a nota média atribuída foi de 4,3 de um total de 5, ressalta o Ministério do Turismo (MTur). Os quesitos mais bem avaliados foram localização e serviço, seguidos de limpeza e, por último, preço.
Sobre a Resorts Brasil
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que a Resorts Brasil divulgou na sexta-feira (04/11) a 5ª edição da pesquisa referente ao 3º trimestre de 2022, que avalia periodicamente o desempenho dos resorts brasileiros associados.
A pesquisa recebe apoio do Senac, JLL, Review Pro e STR e é realizada em parceria com a empresa chilena My Hotel. O objetivo do levantamento de dados é auxiliar o setor a aprofundar o nível de entendimento de reputação dos resorts, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).
Os dados oficiais são relevantes para destacar o turismo nacional e seu impacto na economia em diversos aspectos, cosiderando a cultura, o empreendedorismo e a retomada das atividades em diversos setores.