Turismo: a retomada dos cruzeiros impacta a economia nacional
Após dois anos sem receber navios internacionais, os cruzeiros retornam às cidades portuárias do Brasil. Saiba mais!
Após dois anos sem receber navios internacionais, os cruzeiros retornam às cidades portuárias do Brasil, segundo informações do Ministério do Turismo (MTur).
Turismo: a retomada dos cruzeiros impacta a economia nacional
No último domingo (09.10), Fortaleza (CE) recebeu o navio National Geographic Explorer, de bandeira das Bahamas, que atracou no terminal de passageiros. O Ministério do Turismo (MTur) destaca que o roteiro da embarcação começou na Espanha no fim de setembro, passou por países como Guiana, Suriname e Guiana Francesa, até chegar à cidade brasileira.
Após a passagem pelo Ceará, o National Geographic Explorer seguiu viagem até Salvador (BA). Na última quarta-feira (12.10), a embarcação foi recebida pelo porto do Recife (PE) com previsão de atracar no ancoradouro às 7h, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).
Temporada 2022/2023
Segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur), esta temporada 2022/2023 conta com a inserção de mais um navio. O MSC Preziosa foi adicionado ao grupo que já contava com as embarcações Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview.
As embarcações partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP) e percorrerão os 184 roteiros, fazendo 724 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
Conforme destaca o Ministério do Turismo (MTur), no total, são nove embarcações de cabotagem, 780 mil leitos, 184 roteiros, 724 escalas,17 destinos, 48 mil empregos diretos e indiretos gerados e R$ 3,8 bilhões injetados na economia. De acordo com a CLIA Brasil, essa temporada trará uma alta de leitos de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020.
Embarcações internacionais
O Ministério do Turismo (MTur) explica que, além de navios de cabotagem (que são aqueles que percorrem a costa, neste caso, a brasileira), o Brasil também recebe 36 embarcações internacionais de longo curso em uma temporada que dura cerca de oito meses – de outubro de 2022 a maio de 2023. As embarcações farão 309 paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Impacto econômico nacional
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que a temporada de cruzeiros é um período que aquece o turismo náutico, uma vez que o país está há dois anos sem receber navios internacionais.
A expectativa de geração de empregos, além do impacto de bilhões de reais na economia, será motivada pelos gastos dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades portuárias e daquelas que serão visitadas, o que beneficia setores como o comércio.
Uma vez que os turistas compram presentes, alimentos e bebidas, usufruem de transporte nas cidades visitadas, fazem passeios turísticos e se hospedam antes ou após a viagem de cruzeiro, analisa o Ministério do Turismo (MTur).