Trovadorismo: um resumo completo

Tudo aquilo que pode ser cobrado na sua prova

Trovadorismo: tudo aquilo que você precisa saber

O termo “trovadorismo” é utilizado para denominar uma escola literária que esteve em vigor durante a Baixa Idade Média.

Questões de português que abordam o trovadorismo são muito comuns dentro das provas dos vestibulares e do ENEM.

Assim, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse movimento literário. Confira!

Trovadorismo: introdução

Como mencionado, o trovadorismo foi um movimento literário que esteve em vigor durante parte da Idade Média, mais especificamente entre os séculos XI e XIV.

Essa escola literária é considerada o marco do início da tradição literária no continente europeu, sendo considerado o primeiro movimento literário da Europa.

Ainda, pensando nas provas brasileiras, devemos destacar que o trovadorismo foi também a primeira forma de movimento literário realizado no que hoje denominamos como Portugal.

Trovadorismo: a música

O trovadorismo esteve caracterizado principalmente pela relação entre a música e a poesia. Isso porque, as poesias eram compostas para serem cantadas pelos trovadores, profissionais que trabalhavam nas cortes e forneciam entretenimento em forma de cantigas.

As cantigas eram cantadas pelas trovadores com o auxílio de um instrumento, normalmente a flauta ou a viola.

Os trovadores estiveram particularmente ativos na região da Provença, no sul da França, local em que o trovadorismo surgiu.

Ainda, esses profissionais compunham e cantavam diferentes tipos de cantigas, como aquelas denominadas de satíricas, que tinham como objetivo realizar uma crítica à uma pessoa em específico ou à uma classe social, e aquelas chamadas de líricas, que focavam na expressão de sentimentos, principalmente o amor.

Trovadorismo: contexto histórico

Como mencionado, o trovadorismo esteve em vigor durante a Baixa Idade Média, a última fase da Idade Média.

No século XI, quando a escola literária surgiu, o feudalismo estava em vigor e o poder dos diferentes países não era unificado, mas era representado por uma série de reinos separados e fracos.

Assim, diversos elementos do período podem ser observados dentro das cantigas do trovadorismo, como o pensamento da Igreja Católica, dominante na época.

Da mesma forma, os trovadores expressavam os seus sentimentos de forma ambígua, com o objetivo de não serem criticados pela Igreja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.