Trovadorismo: tudo aquilo que você precisa saber
O termo “trovadorismo” é utilizado para denominar uma escola literária que esteve em vigor durante a Baixa Idade Média.
Questões de português que abordam o trovadorismo são muito comuns dentro das provas dos vestibulares e do ENEM.
Assim, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse movimento literário. Confira!
Trovadorismo: introdução
Como mencionado, o trovadorismo foi um movimento literário que esteve em vigor durante parte da Idade Média, mais especificamente entre os séculos XI e XIV.
Essa escola literária é considerada o marco do início da tradição literária no continente europeu, sendo considerado o primeiro movimento literário da Europa.
Ainda, pensando nas provas brasileiras, devemos destacar que o trovadorismo foi também a primeira forma de movimento literário realizado no que hoje denominamos como Portugal.
Trovadorismo: a música
O trovadorismo esteve caracterizado principalmente pela relação entre a música e a poesia. Isso porque, as poesias eram compostas para serem cantadas pelos trovadores, profissionais que trabalhavam nas cortes e forneciam entretenimento em forma de cantigas.
As cantigas eram cantadas pelas trovadores com o auxílio de um instrumento, normalmente a flauta ou a viola.
Os trovadores estiveram particularmente ativos na região da Provença, no sul da França, local em que o trovadorismo surgiu.
Ainda, esses profissionais compunham e cantavam diferentes tipos de cantigas, como aquelas denominadas de satíricas, que tinham como objetivo realizar uma crítica à uma pessoa em específico ou à uma classe social, e aquelas chamadas de líricas, que focavam na expressão de sentimentos, principalmente o amor.
Trovadorismo: contexto histórico
Como mencionado, o trovadorismo esteve em vigor durante a Baixa Idade Média, a última fase da Idade Média.
No século XI, quando a escola literária surgiu, o feudalismo estava em vigor e o poder dos diferentes países não era unificado, mas era representado por uma série de reinos separados e fracos.
Assim, diversos elementos do período podem ser observados dentro das cantigas do trovadorismo, como o pensamento da Igreja Católica, dominante na época.
Da mesma forma, os trovadores expressavam os seus sentimentos de forma ambígua, com o objetivo de não serem criticados pela Igreja.