Tropicalismo: Entenda o movimento que pode cair nas provas

O Tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro na década de 60 nas artes e sobretudo na música, ele foi responsável por uma abertura cultural que mudou a história da música no Brasil.

O começo do movimento se deu com o lançamento do disco Tropicália ou Panis et Circenses, disco que reúne obras dos Mutantes, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé, Gal Costa, entre outros. 

O Tropicalismo tornou-se um movimento libertário e revolucionário, ademais ele buscava afastar-se do intelectualismo presente na Bossa Nova. 

Ou seja, ele buscava mesclar elementos da música brasileira sob a ótica da cultura popular, do Samba, do Rock and Roll, do Pop e do Psicodelismo. 

Em síntese, o tropicalismo trouxe uma nova proposta musical, artística e cultural, pautados por inovação, mistura e liberdade. O movimento mudou a música brasileira, assim como o panorama geral, em busca de um novo estilo. 

A saber, o nome Tropicália da onde vem o termo “Tropicalismo” surgiu através de uma obra do artista Hélio Oiticica, que oferecia uma experiência sensorial a partir de elementos que eram considerados brasileiros. 

Movimentos artísticos são bastante cobrados em provas do vestibular e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!

Contexto histórico do Tropicalismo

O Brasil atravessava um momento delicado politicamente desde o Golpe de 1964, a população vivia sob um olhar rígido da censura e opressão, fatos que desencadearam tremenda insatisfação devido a ditadura que o país vivia. 

No campo musical com uma certa derrocada da Bossa Nova, surge a MPB, e posteriormente a Tropicalismo que tinha como objetivo a libertação e transformações na cultura brasileira. 

Ademais, o movimento também teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Já no campo musical, tinha como base um sincretismo de ritmos. 

Além disso o movimento incorporou o som da guitarra elétrica o que no começo desagradou uma parcela do público que já curtia alguns artistas. 

Festivais da Música Popular Brasileira

Um verdadeiro marco para a consolidação do Tropicalismo foi a apresentação dos artistas do movimento nos Festivais de Música Popular Brasileira realizados pela Rede Record, em São Paulo no ano de 1967. 

Durante o festival, Caetano Veloso apresentou ao público a música “Alegria, Alegria” e Gilberto Gil ao lado dos Mutantes tocaram “Domingo no Parque”, ambas as músicas marcantes para o movimento. 

Já no ano de 1968 o festival organizado pela Record acabou dominado pela tropicália. Ainda mais por conta da presença do músico Tom Zé cantando a música “São Paulo”. 

Política e atitude

Como falamos acima o Tropicalismo surgiu em meio a ditadura militar brasileira, com isso os tropicalistas possuíam objetivos políticos e sociais. 

Contudo, os mesmos apostaram no elemento “estética” como um dos principais componentes revolucionários do movimento. 

Desse modo, o movimento acabou recebendo críticas de artistas que possuíam luta política ferrenha. Os mesmo alegavam os tropicalistas eram ambíguos em suas expressões contra o regime militar. 

No entanto, o Tropicalismo transbordava irreverência e ironia em suas obras, provocando diversas transformações no campo musical, assim como na moral e no comportamento. 

A saber, os tropicalistas embarcaram na onda da cultura hippie com a utilização de cabelos extremamente longos, encaracolados e com roupas devidamente coloridas. 

Por fim, o Tropicalismo tornou-se um movimento libertário e chegou ao fim em pouco tempo, pois foi fortemente sufocado pelos militares que governavam o país. 

O começo do fim se deu com a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968. Contudo, após o Tropicalismo a música brasileira nunca mais foi a mesma. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Tropicalismo?

Não deixe de ler também – Cultura e Contracultura: assunto cobrado pelo ENEM!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.