Cultura e Contracultura: assunto cobrado pelo ENEM!

Cultura e Contracultura: tópicos da prova de Sociologia do ENEM

A relação entre Cultura e Contracultura e a definição dos dois termos é muito cobrada pela prova de Sociologia do ENEM.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características desse assunto para garantir um bom desempenho na prova de Humanas.

Qual a diferença entre Cultura e Contracultura?

Normalmente define-se cultura como o conjunto de saberes, técnicas, artes, religiões, hábitos e costumes de um povo.

Além disso, considera-se que esse conjunto de aspectos se torna uma espécie de regra social na comunidade em que está inserido devido a sua grande difusão.

Esse predomínio de um certo grupo de características faz com que os seus membros e adeptos considerem tudo aquilo que se desvia de sua cultura como anormal.

A contracultura, por sua vez, é o movimento de contestação da cultura vigente. Os adeptos do movimentam procuram desafiar os padrões de comportamento estabelecidos pela sociedade. Ao contrariar as normas vigentes, o movimento tem como objetivo demonstrar que existe uma falha cultural que pode ser identificada e corrigida, a fim de estabelecerem-se novos modos de vida e novas maneiras de encarar o cotidiano.

A Contracultura: Introdução

O movimento de Contracultura surgiu na década de 50, quando os jovens dos Estados Unidos começaram a protestar contra os padrões sociais estabelecidos na época.

Além disso, é importante ressaltar que o país estava passando por um momento difícil entre duas guerras: a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.

A eclosão da Guerra do Vietnã aumentou ainda mais a força do movimento de contracultura, uma vez que os jovens americanos consideravam que essa era uma guerra sem sentido, que visava apenas demonstrar a superioridade do bloco capitalista sobre o bloco socialista. É válido lembrar que no Vietnã ocorria uma disputa entre as ideologias socialistas e as capitalistas.

Nos anos 60, o movimento ganha ainda mais força. Jovens de todo o mundo passaram a protestar contra os padrões de vida impostos pelos seus governos. Eles pregavam a liberdade de expressão como alternativa aos modelos vigentes.

É nesse momento que os jovens do movimento passam a se vestir de forma diferente, com roupas largas e coloridas. Isso porque, eles afirmavam que as mulheres ainda eram vistas como objetos manipuláveis em uma sociedade sexista.

A importância do movimento e os seus grupos

O movimento de contracultura foi muito importante para a sociedade dos anos 50 e 60, causando diversos impactos em todo o mundo.

Além disso, o movimento também influenciou as gerações futuras, uma vez que focava principalmente as transformações de consciência individual e transformação dos valores considerados normais.

A contracultura buscou outros espaços e novos canais de expressão individual e coletiva. Além disso, o movimento teve  forte influência na música, principalmente no Rock. 

A inserção da contracultura dentro do estilo musical foi representado pelo festival Woodstock, evento no qual músicos e participantes buscaram expressar suas ideias de liberdade e igualdade.

O movimento Hippie, que surgiria anos depois, foi também fortemente influenciado pelos ideais da contracultura. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.