Treinamento EAD - Taxonomia de Bloom Para Reter a Atenção - Notícias Concursos

Treinamento EAD – Taxonomia de Bloom Para Reter a Atenção

Como reter a atenção das pessoas durante o treinamento?

Reter a atenção EAD é um desafio, e a Taxonomia de Bloom está sendo aplicada nos treinamentos para alcançar esse objetivo.

Os próprios funcionários das empresas relatam dificuldade de focar durante os treinamentos EAD. No entanto, essa retenção é possível mediante planejamento.

O processo de aprendizagem pode ser diferente para cada pessoa, no entanto alguns fatores influenciam diretamente nesse fluxo.

Múltiplos canais e a Taxonomia de Bloom

O treinamento EAD fica mais dinâmico quando é incorporado na rotina das pessoas. Sendo assim, o melhor jeito de estar na rotina das pessoas é através de vários canais de aprendizagem.

Por isso, um treinamento EAD é mais focado quando disponibilizado em aplicativos smartphone.

Imersão

O ambiente virtual imersivo desperta o envolvido do aprendiz, ao passo que ele interage através de vários recursos.

Assim sendo, quanto mais dinâmico for o treinamento EAD mais assimilável o conteúdo se torna.

Taxonomia de Bloom

Há 6 fases dentro do processo de domínio cognitivo, segundo a Taxonomia de Bloom.  São elas:

Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Atendendo a esse ciclo, o processo de assimilação do conhecimento é concluído, bem como a retenção da atenção durante o processo.

Conhecimento dentro do processo EAD

Essa etapa diz respeito a memória. Sendo assim, consiste em recordar, repetir e renomear o conteúdo para a memorização.

Compreensão é memória

Discutir e esclarecer o conteúdo são formas de traduzir o que foi apenas memorizado. Quando o conteúdo é examinado e interpretado, ele está compreendido.

Aplicação – Taxonomia de Bloom

Demonstrar o conteúdo de forma pratica integra o processo de aprendizado. Sendo assim, os exemplos e demonstrações fazem parte da aplicação. Bem como os exercícios e questionários.

Análise – Comparações

Classificar, comparar efeitos e causas é uma forma de analisar o conteúdo. Após o exemplo, é necessário pensar sobre o que foi ensinado até então. Nesse momento cabem dúvidas e outras situações comparativas.

Síntese – Assimilação

Compor e articular o conteúdo faz parte da síntese do que está sendo apresentado. Assim sendo, há uma mudança de conceitos e padrões oriundos do que conteúdo aprendido.

Avaliação  dentro da Taxonomia de Bloom

Julgar o conteúdo, bem como avaliar sua relevância. Nessa etapa o aluno faz a critica sobre o processo de aprendizagem. No entanto, pode falar também sobre a plataforma e interface.

Essa aplicação ajuda a reter a atenção, bem como tem a capacidade de alterar a cultura de uma empresa.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?