Transposição do rio São Francisco: um resumo

Assunto extremamente importante

Transposição do rio São Francisco: vai cair na sua prova!

O projeto de transposição das águas do rio São Francisco teve início do ano de 2007, durante o governo Lula.

Porém, o importante projeto envolve uma série de polêmicas e mudanças. Assim, não é de se surpreender que o tema apareça com grande frequência em questões de geografia e de atualidades das principais provas do país.

Dessa maneira, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a transposição do rio São Francisco.

Transposição do rio São Francisco: introdução

O projeto de transposição do rio São Francisco se iniciou no ano de 2007, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, a concepção do projeto foi feita no ano de 1985 pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento, órgão que não existe mais.

Transposição do rio São Francisco: controvérsias

Como mencionado, o projeto de transposição do rio São Francisco, também chamado de “Velho Chico”, envolve uma série de polêmicas e controvérsias.

Isso porque, quando concluída, a obra poderia resolver o problema da seca que atinge algumas regiões específicas do Nordeste brasileiro. Porém, a transposição do rio poderia afetar a biodiversidade do local e uma série de outras atividades.

Ainda, muitos críticos do projeto afirmam que o custo para concluir a transposição seria muito elevado e não seria capaz de atender a todos que necessitam.

Transposição do rio São Francisco: o projeto

O “Velho Chico”, com os seus mais de dois mil quilômetros de extensão, nasce na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.

O projeto de transposição tem como objetivo transferir as águas do São Francisco para abastar pequenos rios e açudes, os quais seriam responsáveis por distribuir a água e resolver uma parte do problema da seca nas regiões semiáridas do Brasil.

Mais de 380 municípios seriam beneficiados com a conclusão desse projeto, o qual, para melhor estruturado, foi dividido em dois eixos: Eixo Norte e Eixo Leste.

Cada eixo será o responsável por distribuir a água para regiões diferentes.

O Eixo Norte, cuja extensão é de mais de 400 quilômetros, é composto pelos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O Eixo Leste, por sua vez, é composto por regiões dos estados de Pernambuco e da Paraíba, com uma extensão aproximada de 220 quilômetros.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.