Empreendedorismo

Transição Digital – Cultura e Canal de Vendas

Mudanças na comunicação, cultura e transição digital

Para uma pessoa que estava no mercado de trabalho anos atrás, por exemplo, no início dos anos 2000,  é notória a diferença no comportamento do mercado quanto a forma de realizar um negócio, ou até mesmo, a mudança sobre a maneira de uma empresa se comunicar.

Por isso, podemos dizer que todas essas mudanças são resultados da era digital, ainda que seja algo não estático. Todavia, uma mudança muito notável sobre esses últimos 20 anos se refere aos canais de venda das empresas. Isso porque uma marca que realizava vendas online, já naquela época, e em lojas físicas, possuía um foco maior nas lojas físicas.

Haja vista que as vendas via internet nessa época de transição digital, era algo muito novo e gerava muita desconfiança do público.

Comportamento da empresa era diferente de acordo com o canal de vendas

Além disso, muitas empresas que já atuavam através desses dois canais, vendas online o offline. Porém, as empresas  se comportavam de uma forma que confundia o cliente, como se fossem duas empresas, já que cada canal entregava uma cultura, sendo uma postura para loja física e outra para o mercado online .

No entanto, o conceito Omnichannel quebrou essa barreira, através da unificação de canais. Por isso, essa inovação do mercado trouxe uma nova visão ao comércio varejista.

Primeiramente, na atualidade o canal de vendas online é uma prioridade. Sendo assim, mesmo que a empresa venda em loja física, através do conceito Omnichannel é possível unificar o estoque, a cultura da empresa e a comunicação com o cliente.

Inovações mudam a maneira de atuação nos negócios

Ou seja, foi uma inovação que quebrou essa barreira intangível, onde cada canal de uma empresa se comportava como se fosse uma empresa diferente. Por isso, as mudanças intangíveis que ocorrem no mercado, em algum momento vão impactar no seu negócio.

Sendo assim essa observação é de extrema valia para que uma empresa se mantenha a frente da sua concorrência a partir da aderência às inovações.

Até mesmo porque, embora estejamos analisando as últimas duas décadas, as mudanças que ocorrem na atualidade são muito mais rápidas e disruptivas. Por isso, é importante que uma empresa sem mantenha preparada.