Se você tem uma boa ideia de negócio e ela já está consolidada no mercado, provavelmente já se pegou refletindo se seria interessante transformar a empresa em franquia. Afinal, todo empresário almeja evoluir!
E, para aqueles que visam o crescimento constante, mas não desejam ou não têm condições de investir na instalação de novas unidades, a franquia é um modelo de negócio perfeito.
Mas fique atento, pois antes de ingressar nesse mercado, é importante avaliar algumas questões, uma vez que gerir uma rede requer uma preparação antecipada.
Transformando a sua empresa em franquia
Ao começar a pensar em transformar a sua empresa em franquia, é natural que apareçam muitas dúvidas envolvendo essa questão. E, uma delas, talvez a mais recorrente, é se vale a pena ou não tomar essa decisão.
Pensando exatamente em responder a esse questionamento, trouxemos nesse artigo as ferramentas para você avaliar melhor essa questão. Confira a seguir!
O que é uma franquia?
A franquia é uma estratégia de negócio entre o empreendedor (franqueador) e o operador da rede (franqueado), baseada na concessão do direito de uso de uma marca, tecnologia, serviço ou produtos de uma empresa.
A principal característica de uma franquia é a padronização de processos e de produtos.
Você provavelmente já se deparou com diversas franquias, pois elas estão muito presentes em shoppings, por exemplo. Podemos citar a Starbucks, que utiliza essa estratégia e possui redes quase que no mundo inteiro. Aqui no Brasil, temos a Arezzo, loja de bolsas e calçados, como exemplo de sucesso.
Vale mencionar que a atuação dessas redes é regulamentada pela Lei 13.966/2019, a Lei de Franquias.
Quais são as vantagens para o franqueador?
-
Rápida expansão
Considerando que, nesse modelo de negócio, a maior parte do investimento se dá pela parte dos franqueados, há uma rápida expansão.
Você até pode ter um produto ou serviço inovador, mas crescer no mercado não é algo fácil de se conseguir quando não se tem o investimento necessário para efetuar a expansão. E, nesse caso, há chances reais de a concorrência acabar utilizando a sua ideia.
Dessa forma, o sistema de franquias se torna uma opção muito viável para garantir um espaço no mercado com mais celeridade, já que o franqueado irá investir e administrar essa nova unidade.
-
Diminuição dos riscos
Como já pontuamos, quem investe o dinheiro é o franqueado. Parece algo simples, mas ter isso em mente influencia diretamente na forma como ele irá cuidar e se dedicar, para que a unidade sob a sua responsabilidade prospere.
Além disso, você terá o franqueado assumindo o compromisso com os colaboradores da franquia, o que reduz os riscos e as preocupações com obrigações trabalhistas.
Através do sistema de franquias, a responsabilidade fica diluída, já que será compartilhada com os franqueados, o que não aconteceria se você fosse o único proprietário da rede.
Sendo que, o risco diminui também pelo fato de que você não terá gastos com a inauguração das novas lojas.
Vale mencionar que, ao assinar o contrato, o franqueado estará assumindo um compromisso a longo prazo. E isso gera mais segurança.
-
Poder de negociação
Esse é um benefício extremamente vantajoso, pois, com o aumento da rede, você terá um poder maior de negociação com os fornecedores.
Como consequência dessas negociações potencializadas com fornecedores e prestadores de serviços, haverá a diminuição dos custos que viabilizam o seu negócio.
-
Royalties
Além das vantagens já ditas aqui, também há o fato de que o franqueador recebe regularmente uma taxa de royalties, ou seja, uma parcela da receita do franqueado.
Como saber se devo transformar meu negócio numa franquia?
Apesar dos benefícios, antes de transformar seu negócio em uma franquia, é muito importante que você faça uma análise profunda. Até porque, nem todas as empresas e gestores possuem um perfil que se encaixa nessa estratégia.
Portanto, você precisa descobrir se o seu negócio é “franqueável”, isto é, precisa verificar o potencial da sua empresa como rede. A avaliação pode ser feita através dos seguintes questionamentos:
- Será que os serviços e produtos da minha empresa são relevantes para o público em diferentes mercados?
- É possível que meus produtos e serviços sejam reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença no local?
- Conheço qual é o melhor formato de funcionamento da minha empresa como, por exemplo, o número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos e etc?
Por fim, é muito importante lembrar que aspectos estruturais da sua empresa podem ser revistos, a fim de identificar problemas e fazer adequações. Assim, agora você tem todas as informações necessária para fazer (ou não) essa mudança. Por isso, boa sorte!