Trabalhadores que não sacaram o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 poderão solicitar o resgate do benefício novamente a partir da próxima quinta-feira (31). Cerca de 320 mil pessoas têm um montante total equivalente a R$ 208 milhões para saque.
Como sacar o benefício atrasado
Para sacar o valor atrasado do PIS/Pasep o trabalhador terá que fazer um requerimento de remissão dos valores, que pode ser realizado de forma:
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- Presencial com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho; ou
- Remota pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” para a sigla do estado em que o trabalhador reside.
“Caso a pessoa peça a reemissão, ela terá até dia 29/12 para sacar. E se não sacar somente poderá no calendário do próximo ano pedindo novamente a reemissão”, informou, em nota, a equipe do Trabalho.
Quem tem direito ao abono esquecido
Para ter acesso ao benefício o trabalhador deve se encaixar nos seguintes critérios:
- Estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos desde 2019;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias para pessoa jurídica em 2019;
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, em 2019;
- Ter os dados informados corretamente pelo empregador a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social.
Vale lembrar que o PIS, destinado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas, é pago pela Caixa Econômica Federal. Enquanto o Pasep, voltado aos servidores públicos, é repassado pelo Banco do Brasil.
Como consultar?
O trabalhador que deixou de sacar o abono pode consultar o seu direito por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No entanto, ainda existem os canais de atendimentos das instituições financeiras:
Para o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
O que é o abono salarial PIS PASEP?
Servidores públicos, federais, estaduais e municipais são inscritos no PASEP. Bem como, empregados de empresas públicas e sociedades mistas.
O abono do PIS PASEP é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados há 5 anos ou mais. Para que o trabalhador possa usufruir desse benefício a empresa deve ter declarado corretamente esse trabalhador na RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais.
É importante que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado, no mínimo, 30 dias. Ou seja, se a média de valor ultrapassar dois salários mínimos do ano de referência, ou caso o trabalhador não tenha trabalhado ao menos 30 dias, ele não terá direito a esse abono.
Como encontrar seu número PIS
Para fazer a consulta do valor a ser recebido, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS. O primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.
Ao logar, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro.” Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa se consultar com seu banco.
O começo do pagamento do abono aconteceu em fevereiro e se estende até o fim de março, com os trabalhadores recebendo em ordem, a partir de suas datas de nascimento, até que a lista conclua com os nascidos em dezembro.
Deve-se ter clareza de que o começo do processo de pagamento não significa que esse pagamento será feito de forma imediata. O governo federal tem até o dia 29 de dezembro para concluir todos os pagamentos equivalentes a 2020.
Para mais informações, é possível ligar para o número 158, e ter acesso ao Alô Trabalhador, que responde dúvidas sobre o abono salarial e outras questões pertinentes aos trabalhadores brasileiros.