Trabalhar a mente para pensamentos positivos garante uma vida muito mais feliz, próspera e recheada de coisas boas. Mas, como pensar positivo? Como manter a mente ativa de uma maneira mais equilibrada e saudável? O que considerar na hora de “espantar” os pensamentos negativos?
Para saber as respostas desses questionamentos, acompanhe o nosso guia!
Como trabalhar a mente para pensamentos positivos? Como pensar positivo?
Para trabalhar a mente para pensamentos positivos é preciso incluir pequenas mudanças na sua forma de lidar com a sua rotina. Às vezes, a notícia lida ou a conversa vivida podem ser molas propulsoras para o estresse, a ansiedade e, consequentemente, pensamentos negativos e nocivos à saúde mental.
Portanto, tente imaginar a sua mente como um organismo que precisa ser nutrido. Os seus pensamentos são os seus alimentos. Quando você consegue se nutrir com ideias positivas e promissoras, a sua mente se abre e se desenvolve. Ao mesmo tempo, quando os pensamentos são, em grande parte, nocivos e depreciativos, a sua mente não cresce.
Com isso em mente, vamos agora as nossas sugestões de como pensar positivo:
1- Procure alimentar a mente com coisas boas
Alimentar a mente com coisas boas é o primeiro passo de como pensar positivo. Afinal, não tem como ter pensamentos benéficos se tudo o que você absorve por agressivo, não é mesmo? Para isso, você pode:
- Ler mais. Ler bons livros abre a mente, estimula a empatia e melhora a sua capacidade de raciocínio e memorização.
- Assistir filmes e séries com morais incentivadoras. Isso fará com que você crie uma espécie de “esperança” no mundo.
- Ler notícias positivas. Alguns portais na internet podem lhe ajudar a ficar por dentro das coisas boas que acontecem no mundo.
- Conversar mais com quem você ama. Divertir-se e rir com as pessoas queridas é uma forma de alimentar a mente com coisas boas.
- Ter um hobby que lhe faça feliz.
2- Crie uma rotina da manhã que seja positiva
Para trabalhar a mente para pensamentos positivos é preciso começar desde o momento que você acorda. Apesar de ser possível reverter as sensações de um dia ruim (em alguns casos), a manhã tende a traçar os sentimentos que estarão preponderantes no resto do dia.
Por isso, crie uma rotina da manhã que seja saudável. Procure não acordar tão em cima da hora de trabalhar e use a manhã para ler, meditar, tomar um bom café ou tomar um banho agradável ouvindo a sua playlist favorita.
3- Mantenha o corpo hidratado e bem nutrido para pensar positivo
Para pensar positivo, o corpo precisa estar saudável. Até porque, quando o corpo adoece, a nossa mente também fica afetada (e vice versa). Portanto, busque alimentar-se bem e mantenha o consumo adequado de água durante todo o dia.
4- Siga pessoas positivas nas redes sociais para trabalhar a mente para pensamentos positivos
Para trabalhar a mente para pensamentos positivos, consuma informações e conteúdos que sejam saudáveis e benéficos. Para isso, comece a seguir pessoas positivas, nas redes sociais.
Experimente seguir profissionais e estudantes que possuem propósitos de vida semelhantes aos seus, pois assim você usa os pensamentos positivos para atingir os seus sonhos nos estudos e no trabalho.
5- Fuja dos relacionamentos e das informações tóxicas
Por fim, lembre-se de treinar a mente para pensamentos positivos fugindo de qualquer relacionamento tóxico que possa prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento. Assim sendo, não tenha medo de se afastar do que lhe faz mal. Coloque-se em primeiro lugar e veja o quanto a ausência dessa toxicidade pode fazer com que você pense mais positivo!
Treinar a mente para pensamentos positivos pode mudar a sua vida
Busque trabalhar a mente para pensamentos positivos em todos os contextos de sua vida, de maneira gradativa. Vá limpando os pensamentos, pouco a pouco, excluindo o que é tóxico e se alimentando com o que é saudável e nutritivo.
Acredite, a sua vida poderá mudar a partir do momento em que você tomar a decisão de ser uma pessoa mais positiva.
- Um adendo importante: Pensar positivo não é o mesmo que negligenciar os problemas, mas sim, relaciona-se com uma busca ativa e saudável pelas soluções mais adequadas para cada situação. Pense nisso. 😉