TORNADO causa DESTRUIÇÃO nesta região do País; veja imagens e entenda o fenômeno

Tornado que passou por Santa Catarina acabou causando um rastro de destruição e imagens impressionam

Um tornado causou um rastro de destruição na cidade de Cascavel, no oeste do estado do Paraná, nesta quarta-feira (4). De acordo com relatos de moradores, houve registro de tempo severo com vento, chuva forte e até mesmo granizo. Instituições de meteorologia já alertavam sobre a possibilidade de fortes tempestades na região desde o domingo (1).

Fato é que os ventos chegaram a derrubar telhados de casas e até mesmo de um posto de combustíveis. Além disso, o tornado acabou provocando quedas de árvores e queda de energia elétrica em várias regiões da cidade. Em outros 11 municípios, também foram registrados deslizamentos e alagamentos.

“Acompanhando a passagem desta tempestade, há múltiplas evidências de que houve a passagem de um tornado na área urbana do município do oeste paranaense. A severidade dos estragos que foi observada é consistente com tornado”, disse a MetSul.

O tornado

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tornado em questão foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que indica ventos entre 180 e 250 km/h. Este mesmo dado indica que 45 mil imóveis estavam sem energia de manhã. Por todo o Paraná, mais de 100 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, com cerca de 400 mil pessoas diretamente impactadas.

Algumas escolas municipais também sofreram danos e algumas até decidiram suspender as aulas não apenas nesta quarta-feira (4), mas também na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), com previsão de retorno das atividades apenas no início da próxima semana. Este tempo vai ser usado para realizar os reparos necessários nas estruturas.

As escolas que cancelaram as aulas nesta semana foram as seguintes:

  • Escola José Baldo
  • CMEI Pedro Dambros no Alto Alegre
  • Escola Neiva Ewald – Jardim Presidente
  • Escola José Baldo – Alto Alegre
  • CMEI Pedro Dambros – Alto Alegre
  • CMEI Presbiteriano – Alto Alegre
  • CMEI Professor Miguel Liba – Santa Cruz

O atendimento aos atingidos pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros ocorreu a partir das 6 horas da manhã. Segundo a prefeitura municipal da cidade de Cascavel, não há registros de óbitos até aqui.

Atualizações

Em boletim divulgado na noite desta quarta-feira (4), a prefeitura da cidade de Cascavel informou que realizou 200 atendimentos emergenciais e 315 atendimentos residenciais. Além disso, a gestão municipal disse que distribuiu 19 mil metros de lona. Eles também dizem que conseguiram desobstruir todas as ruas e vias públicas.

“A severidade dos estragos que foi observada é consistente com tornado. Outro indicativo da passagem do fenômeno foi a duração muito curta que foi vista do vento destrutivo. Os danos são condizentes com um tornado entre o limite intermediário da categoria 1 com vento de 150 km/ou mais. A escala dos tornados vai até 5″, diz a MetSul.

“As condições atmosféricas eram, ademais, muito propícias à formação de um tornado para não dizer clássica de ocorrência do fenômeno no Sul do Brasil. Havia ar muito quente sobre o Oeste do Paraná enquanto pelo Sul e o Oeste avançava uma frente fria com massa de ar frio na retaguarda”, seguiu o órgão.

“Mais importante, sob a condição pré-frontal, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis atuava com grande intensidade sobre o Oeste do Paraná no momento em que se deu o tornado na cidade de Cascavel. Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura”.

Fotos

Abaixo, você pode conferir imagens dos estragos causados pelo tornado na cidade de Cascavel.

TORNADO causa DESTRUIÇÃO nesta região do País; veja imagens e entenda o fenômeno
Tornado causa destruição em Santa Catarina. Imagem: Manoel Teixeira/ Prefeitura
TORNADO causa DESTRUIÇÃO nesta região do País; veja imagens e entenda o fenômeno
Cascavel foi cidade mais atingida. Imagem: Manoel Teixeira/ Prefeitura
TORNADO causa DESTRUIÇÃO nesta região do País; veja imagens e entenda o fenômeno
Várias árvores foram derrubadas. Imagem: Manoel Teixeira/ Prefeitura

Problemas no Sul

Esta não é a primeira vez que o Sul sofre com os efeitos das fortes chuvas e ventos. Há menos de três semanas, várias cidades do estado do Rio Grande do Sul sofreram com a passagem de um ciclone. Dados oficiais apontam que quase 50 pessoas morreram em decorrência da passagem do fenômeno climático.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.